Mamãe Ganso

Fazia tempo que eu não ouvia um Jethro Tull. E como sou viciado no Aqualung resolvi postar mais uma desse CD por que ele é fenomenal. Um dia ouvindo ele no meu ex-emprego meu ex-chefe disse: "Antigamente eu viajava ouvindo essas músicas...". Pois aqui está mais um que viaja com as mesmas boas músicas. Segue a letra:




Mother Goose
(Anderson)

As I did walk by Hampstead Fair
I came upon Mother Goose - So I turned her loose -
she was screaming.
And a foreign student said to me - was it really true there are
elephants and lions too in Piccadily Circus?

Walked down by the bathing pond to try and catch some sun.
Saw at least a hundred schoolgirls sobbing into handkerchiefs as one.
I don't believe they knew I was a schoolboy.

And a bearded lady said to me - if you start your raving, and your misbehaving -
you'll be sorry.
Then the chicken-fancier came to play -
with his long red beard (and his sister's weird:
She drives a lorry).

Laughed down by the putting green - I popped 'em in their holes.
Four and twenty labourers were labouring - digging up their gold.
I don't believe they knew I was Long John Silver.

Saw Johnny Scarecrow make his rounds
in his jet-black 'mac (which he won't give back) -
stole it from a snowman.

Vamos à andança...

Essa música é uma das mais agradáveis de ouvir deste CD. Não é só pelo título que cita a personagem dos "Contos Infantis de Mamãe Ganso". É por que ela começa com um balanço harmonioso entre violão e flauta. Uma ritmo realmente agradável. Então Ian Anderson canta cada verso num ritmo ainda mais harmonioso, e cada última frase emenda aqueles acordes anteriores misturados com a flauta. Vale a pena ouvir a música só por isso. Aliás, o violão nesse CD inteiro merece destaque; nessa música é um dos mais interessantes violões que eu já ouvi. Parabéns à Martin "Lancellot" Barre. Como Jethro gosta (e eu também) alguns trecho têm uma caída e são cantados quase num sussuro, como em: "Desci caminhando até o tanque para banho pra tentar pegar algum sol. Vi pelo menos cem alunas chorando com seus lenços como se fosse uma só. Não acredito que elas sabiam que eu era só um aluno da escola". Como é possível ver, a letra divertida fala de um garoto (o narrador) que está passeando por uma Feira em Hampstead onde ele encontra personages no mínimo notáveis: a própria Mamãe Ganso, uma mulher barbada que o ameaça caso ele se comporte mal, um brincalhão criador de galinhas com a barba ruiva, além de um tal de Johnny Espantalho (?) que tinha acabado de roubar uma capa de chuva de um boneco de neve (!). Ao que parece Anderson estava viajando num cenário circense-épico-surreal quando escreveu essa ótima música. Bom, pelo menos ele salvou a Mamãe Ganso da jaula onde ela estava presa, coitada ;)

Nunca ouviu?

Essa é como uma viagem até a Piccadilly Circus. Escute:

Comentários