O final é apenas o começo

A despedida de um mestre

A vida é irônica mesmo. Um dia você está aqui, no outro não. Foi exatamente essa frase que usei numa conversa com meu primo hoje. Agora eu me dou conta que na última sexta-feira meu amigo de trabalho, Ênio, me mostoru algumas raridades de Ronnie James Dio, e hoje, na segunda-feira descubro que o cara partiu de vez. No começo fiquei triste, mas minha religiosidade me permite ficar tranquilo e crer que agora um dos meus vocalistas preferidos está cantando junto aos seres mais elevados acompanhado dos bardos medievais que ele próprio tanto admirava. Hoje fica uma pequena homenagem ao mestre Dio. Segue a letra:





Heaven And Hell
(Dio)

Sing me a song, you're a singer
Do me a wrong, you're a bringer of evil
The devil is never a maker
The less that you give, you're a taker
So it's on and on and on, it's heaven and hell
Oh well

The lover of life's not a sinner
The ending is just a beginner
The closer you get to the meaning
The sooner you'll know that you're dreaming
So it's on and on and on, oh it's on and on and on
It goes on and on and on, Heaven and Hell
I can tell
Fool, fool

Oh uh
Yeah, yeah, yeah

Well if it seems to be real, it's illusion
For every moment of truth, there's confusion in life
Love can be seen as the answer, but nobody bleeds for the dancer
And it's on and on, on and on and on and on and on and on and on

They say that life's a carousel
Spinning fast, you've got to ride it well
The world is full of kings and queens
Who blind your eyes and steal your dreams
It's heaven and hell, oh well

And they'll tell you black is really white
The moon is just the sun at night
And when you walk in golden halls
You get to keep the gold that falls
It's heaven and hell, oh no

Fool, fool
You've got to bleed for the dancer
Fool, fool
Look for the answer
Fool, fool, fool

Vamos à andança...

Ronnie James Dio nasceu em 1942 em Houston, Estados Unidos. Começou a cantar e tocar baixo na banda Elf e depois entrou para o Rainbow, à convite do guitarrista mestre Ritchie Blackmore (então ex-Deep Purple). Após muitos êxitos no Rainbow, o baixinho invocado - como diria Titio Marco Antonio - entrou para o Black Sabbath, substituindo à altura um nome de peso - ninguém menos que Ozzy Osbourne. O primeiro trabalho deles, entitulado "Heaven and Hell" (1980) agradou tanto aos fãs e aos próprios integrantes da banda (dentre eles o lendário Toni Iommi) que a banda trocou o nome para Heaven and Hell e iniciou uma duradoura e excelente carreira que durou até 2010. Não contente com tudo isso, esse ícone do Hard Rock e do Heavy Metal tinha também sua própria banda, chamada Dio, que lançou nada menos que 10 álbuns. Admito que conheço muito pouco de tudo o que essa lenda já fez, mas sou grande fã de Rainbow e de Heaven And Hell e o que posso reconhecer com segurança é que ele é uma das vozes mais marcantes da história do rock e um dos meus vocalistas favoritos. Digo "é" pois apesar de sua repentina partida, sua música é presente e eterna. Essa canção do Sabbath que deu título à banda é um exemplo da maestria que James Dio carregava na voz. Após essa introdução monstruosa de Toni Iommi na guitarra numa harmonia perfeita com o baixista Geezer Butler conhecemos uma amostra poder da voz de Dio. Ele cita frases limpas, perfeitas, naqueles sotaque tão característico dele: "Cante-me uma canção, você é um cantor. Faça-me uma maldade, você é do mal. O demônio nunca é um criador e, a menos que você permita, você é um comprador. E isso continua sempre e sempre. É O CÉU E O INFERNO". Esse "It's Heaven and Hell!" do cara não tem nem o que dizer... Acompanhado dos riff de Iommi então, é de deixar qualquer um sem palavras. É simplesmente a anunciação do sucesso, assim como cada "Fool fool" ("tolo, tolo") que ele diz permeando a instrumentação impecável. Falando tanto em céu e inferno, vale lembrar que se agora Ronnie James Dio está no céu, tenho certeza que Deus está muito mais feliz com essa voz cantando ao Seu lado ;)

Nunca ouviu?

Ouça ainda nessa vida, por favor. Escute:

"Live for today, tomorrow never comes. Die Young!" Ronnie James Dio 1942 - 2010

Comentários

José Volpato disse…
Mestre Andarilho, eu Infernosword (do Smash Club) peço humildemente sua opinião no nosso fórum sobre o que você considera ser o melhor vocalista do rock. Por favor entre em: http://thetriforcealliance.ativoforum.com/musica-f12/o-melhor-vocalista-t62.htm (necessário cadastro, gratuíto) e mande ver. Sua opinião nesse assunto vale por dois. E se gostar continue seguindo nossa comunidade, mantendo-a cada vez mais diversificada. Obrigado!