Você é abençoado com apenas uma vida

Por favor não estranhem que a maioria das postagens sobre Black Crowes seja sobre alguma música do disco "By Your Side" (1999). Eles possuem uma vasta e maravilhosa discografia que, acreditem, não possui um único ponto baixo. Mas dentre tantos bons trabalhos, "By Your Side" destaca-se como a real obra-prima deles. Não é só o melhor disco deles, mas é o um dos melhores discos que existe. Sem exagero. Ouça mais essa e confira você mesmo. Segue a letra:




Horsehead
(C. Robinson / R.Robinson)

Horsehead got you bug eyed
Horsehead left the day for night
Horsehead ain't no dragonfly
Horsehead help you live a lie

You can not see the hole in front of you
And I will see you down if you want me to

You are blessed with just one life
All you are is what's inside
If you take, then step aside
Jesus gave until he died

Horsehead feel your soul fall
Horsehead gonna take a die
Horsehead ain't no good at all
Horsehead said you're gonna die

You can not see the hole in front of you
And I will see you down if you want me to

You are blessed with just one life
All you are is what's inside
If you take, then step aside
Jesus gave until he died

Vamos à andança...

Dentre um disco tão bom é uma tarefa realmente impossível selecionar a melhor faixa do álbum. Prova disso é ouvir as já viajadas Only a Fool, a faixa título By Your Side e a minha querida Diamond Ring. Entretando, figurando ao lado dessas, há ainda mais um troféu nesse álbum tão caprichado. É a "Cara de Cavalo"! Já citei em alguns posts, como por exemplo em Always on the Run, do Lenny Kravitz sobre o ato de um vocalista esgoelar no microfone. Não, não é um termo depreciativo. Quando digo que um cara "esgoela", estou tentando reproduzir o máximo da maestria de alguns cantores ao utilizar até o último folego em uma rasgada absurda na voz. E dentre todas as seletas canções que contam com esse habilidoso ato, Horsehead possui o melhor deles. Logo de cara, no primeiro verso, Chris Robinson solta esse: "Horsehead, got your bug eyeeeeeeeeeeeed" de fazer um arrepio do tamanho de uma estalactite na espinha de qualquer um. É tentador dar um stop pra ouvir mais uma vez. E mais uma. Assim como John Lennon nunca mais conseguiu cantar como em Twist and Shout, aposto que Robinson nunca mais conseguiu repetir essa vocalização inicial de Horsehead. Mas não importa. O resultado está eternizado e é tão bom que faz o excelente riff cheio de efeitos de Rich Robinson perder a atenção. Além disso o vocalista não se contenta e continua destruindo em cada verso. Somado à isso há também uma bateria firme de Steve Gorman que cresce perfeitamente quando os outros instrumentos param. O refrão é emocionante e trás as sensacionais backing vocals dos Crowes em uma de suas melhores perfomances cantando: "Você é abençoado com apenar uma vida. Tudo que você é, é o que está por dentro. Se você pegar então se afaste. Jesus deu até sua morte". Bonito ou não de se ouvir? A lição de Jesus é valiosa. Com esses backings então, será difícil esquecê-la. Aliás, o destaque é total pras moças, já que Chris não canta o refrão. Afinal, ele já fez demais nessa canção. Perfeita pra encerrar as viagens desse disco fenomenal ;)

Nunca ouviu?

Aproveite pra ouvir esse começo algumas dezenas de vezes. Escute:

Comentários

Anônimo disse…
cara, não tenho palavras pra explicar o que essa música me transmite. Essa é uma daquelas músicas IMPOSSIVEIS de tocar numa banda COVER!!! O black crowes tem uma guitarra que chamamos de "CRUNCH" sonoridade deliciosa dos MARSHALLS de 1970 (por ai). o coral que canta por trás sounds like new orleans´ old Mamas. sem falar é claro da voz inimitavel do Chris Robinson. Resumindo BC está em um nível muito dificil de chegar como banda em termos de sonoridade. Tudo isso mantendo-se fora do mainstream o que os fãs do Rock N Roll realmente apreciam. Cheers That....

pra vc curioso em ouvir a distorção crunch ai vai um link

http://www.youtube.com/watch?v=zTdoq7FmLhQ&feature=relmfu

By the way o Blog continua SENSACIONAL

Slibor