[SOUNDTRACK] 20 anos de Chronno Trigger e sua trilha sonora mágica


Responda rápido. Como você faria para realizar uma tarefa secundária em um projeto de modo que, depois de 20 anos as pessoas se lembrassem tanto (ou até mais da sua parte) quanto do projeto em si? A resposta é: com o coração. Dando o melhor de si como se a sua parte do trabalho fosse uma verdadeira obra de arte.

No caso desses caras, por sorte, realmente era.



Estavam lidando com música. Coisa deste tipo:



Em 1995, há mais 20 anos atrás, o mundo dos vídeo-games via o final da era 16-Bit e parecia que não seria mais surpreendido por um jogo bidimensional enquanto o Mario Bros já ensaiava seus primeiros passos na plataforma 3D do Nintendo 64.

Mas graças à uma combinação de fatores essenciais e conduzidos com maestria por um grupo de gênios, Chrono Trigger não só surpreendeu o público como conquistou um lugar de respeito entre os melhores jogos de vídeo-game da história, sendo reverenciado até hoje por uma legião de fãs, das quais tenho o orgulho de fazer parte. Boa parte deste merecido reconhecimento se deu pela trilha sonora da obra.

Foi o japonês Yasunori Mitsuda, junto com seus colegas Nobuo Uematsu, Noriko Matsueda os responsáveis pela missão de criar uma trilha épica para um jogo fadado à se tornar lendário. Parecia difícil acompanhar os profissionais mais gabaritados de suas respectivas áreas como os produtores da Square (referência na época em jogos de RPG) e ninguém menos que Akira Toriyama, o criador de Dragon Ball, cuidando dos gráficos.

Mas Mitsuda e seu grupo tinham algo que os permitiu ir além. Tinham coração. Botaram tudo no papel e dali para as cordas, notas, arranjos, violões, flautas, harpas, pianos, chocalhos e tambores como se não houvesse amanhã. Fizeram o trabalho tão bem feito que, desde a primeira vez em que se joga Chrono Trigger é impossível não ser embalado por sua trilha sonora. Você pode jogar o game apenas uma vez em sua vida. 20 anos depois, no entanto, ao ouvir se lembrará exatamente da ocasião em que estava no jogo.

É mágico.

Experimente ouvir o tema da Guardia Milenial Fair:



Caso você tenha tido o privilégio de jogar essa obra, diga-me honestamente se não se lembra na hora dos personagens quadriculadamente carismáticos que dançavam e festejavam na "Feira do Milênio" do mundo de Crono e Lucca? E se você nunca jogou, diga-me honestamente se você não se sente numa legítima festa medieval cheia de alegria e cores?

Se não está convencido, experimente então o Frog's Theme:



Diga-me com sinceridade de não te transporta imediatamente para as aparições honrosas e cinematográficas do Sapo Guerreiro? Nunca jogou? Então me diga se não se sente na presença de um herói medieval com sua capa e espada chegando para fazer a diferença, proteger os fracos e morrer em batalha, se preciso?

É isso o resultado de uma música feita com coração.

O designer Massimo Vignelli disse uma vez: "Se você fizer direito, durará para sempre". E esses músicos fizeram direito.

Ouvir a trilha sonora de Chrono Trigger é submergir num mundo de aventura, viagens no tempo, lutas por princesas e, por quê não?, pelo próprio mundo também? É sentir o medo no Castelo escuro do bandido e a eletricidade frenética dos robôs do futuro. É ver as cores ardentes que o fim do mundo pode trazer bem como a alegria de saber que seu amigo está disposto à arriscar a vida por você.


E como o herói Crono, não podemos mais voltar atrás. Escutando a trilha somos impelidos por uma força maior. Um dever sagrado de ouvir até o final, de conhecer mais e de influenciar o futuro com nossa energia positiva.

Chrono Trigger é uma obra-prima em todos os sentidos. O roteiro é perfeito. Os gráficos são maravilhosos. A dinâmica do jogo é inspiradora. Mas a trilha sonora é algo fora do comum. No Paraíso, os anjos talvez escutem essa trilha e se perguntem como foi que algo assim surgiu num mundo tão sombrio quanto o nosso.

Este ano fazem 20 anos que Chrono Trigger veio ao mundo e uns 12 anos desde que o joguei pela primeira vez, mas não importa quanto tempo passe, sempre que decido escutar sua trilha sonora ainda sinto calafrios e meu coração se enche de coragem como se eu ainda fosse um garoto explorando as delícias e os terrores de um mundo fantástico em que sábios moram em montanhas voadoras e espadas mágicas podem fazem a diferença na luta contra o mal ;)

Comentários