[CONHEÇA] Os Absurdamente Bons Metal Covers de Leo Moracchioli

Norueguês virtuoso usa talento para divertir no Youtube

Leo Moracchioli em ação. Foto: Divulgação

Não sou aquele grande fã de Metal Pesado. Gosto sim de muitas bandas do gênero, mas quando a coisa chega num nível muito extremo não consigo me deixar levar. Talvez seja o vocal gutural ou agudo demais, talvez a guitarra tão acelerada que acaba parecendo um MIDI do Mega Drive. Enfim, há algo nos Trash, Doom e Death Metals da vida que eu não consigo gostar.

Apesar disso acabei outro dia ouvindo canções do gênero por horas a fio. Fiquei aqui, no computador, trabalhando e sacudindo a cabeça. E o pior: eu estava rindo.

Rindo. Isso aí.

Trash é lixo. Doom é sofrimento. Death é morte. Da onde afinal podem sair risadas?

De um cara que não leva nada disso a sério, mas tem muita moral para falar. E a moral vem de uma habilidade absurda com a guitarra, bateria e vários outros instrumentos.

Estou falando de Leo Moracchioli.



Talvez você nunca tenha ouvido falar. Eu também não tinha. Mas logo que o conheci, passei aquelas várias horas escutando suas músicas.

E assistindo seus vídeos. Ah, que vídeos bons...

Agora você me pergunta: o que tem de tão especial nesse tal de Moracchioli que me fez não apenas desfrutar um estilo de Rock que não costuma me agradar, mas também viajar nele por horas e o pior: rindo?

Acontece que Moracchioli é um gênio dos instrumentos de Rock. Além disso o cara é talentoso para criar vídeos. Todos seus clipes são  inteligentemente produzidos e bem editados.

E tudo isso por que o cara tem um talento ainda maior do que tudo isso: o humor.

Bom humor.

O Metal é cheio de caras feias, xingamentos e invocações do mal tão batidas quanto exageradas. Ver um cara musicalmente fenomenal, mas muito bem humorado é um alívio para a alma. Você curte o som e sorri dos Metal Covers de clássicos do Rock como Wonderwall do Oasis, Californication do Red Hot e Black Hole Sun do Soundgarden.

Confira a versão Metal de Wonderwall:



Mas talvez as melhores versões sejam das canções Pop que o cara faz. Essas músicas citadas são boas de qualquer jeito e não deixa de ser interessante conferir versões pesadíssimas desses clássicos. Mas ouvir coisas como Shape of You de Ed Sheeran, Don't Speak de No Doubt e Get Lucky do Daft Punk numa versão extremamente pesada e suja é algo espetacular.

Tudo isso só fica ainda melhor com os vídeos.

Neles, o multi-instrumentista encarna seus personagens e faz piada deles e do próprio metal. Uma trança viking na barba em contraste com o óculos de nerd só servem para ajudar a levar tudo ainda mais na risada.

Com uma edição afiadíssima que acompanha de perto cada nota pesada e vocal gutural, o cara aparece tocando instrumentos de criança, vestindo perucas, fazendo paródias (Wonderwall é sensacional) enfim, se deixando levar pela energia da própria música que ele constrói.

Confira a versão Metal de Shape of You (Minha preferida):



Tiro meu chapéu para o cara.

O mundo está cheio de gente que fala demais e faz de menos. Gente que se sente superior por saber um pouco mais ou, pior ainda, por achar que sabe mais.

Ver um cara que toca tão bem quanto grandes guitarristas do mundo usando o que sabe com a única finalidade de divertir é, como dito acima, um alívio para a alma ;)

Confira a versão Metal de Get Lucky:


Comentários

Farlem disse…
Eu também conheci o trabalho deste musico a pouco tempo, mas apesar de não ser muito fã de metal não consigo parar de ouvir as versões de rits que ele faz. ESTÁ DE PARABÉNS
Felipe Andarilho disse…
Exatamente como eu. Mesmo sem apreciar tanto o pesadão não dá para não curtir a transformação que ele faz. Coisa de mestre! Abraços e obrigado pelo comentário.
Unknown disse…
Tive o mesmo sentimento que vc. Não conhecia o cara, mas depois do primeiro video, não consigo mais parar de ver... também RINDO pra caralho, o cara é muito bom.
Unknown disse…
Gosto muuuito de metal...gutural...death...pregos e taxinhas no liquidificador...e posso dizer...esse cara é monstro...toque de Midas...ele transforma lixo em ouro
Unknown disse…
Cara eu achei ele incrível e como ele tem tanta facilidade de experimentar essas habilidades em músicas assim é transformando o pesado em algo mágico.
Gato disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Gato disse…
gosto de alguns metais. tem algumas vozes guturais ou agudas q descem, outras ñ. gosto de alguns pedais duplos, outros ñ. guitarras tbm é assim. tenho muita rejeição por metal nórdico. em alguns momentos eu "sinto" forte influência de metal nórdico nos covers dele. tbm tem momentos q ele exagera no pedal duplo/voz gutural/guitarra. mas nd disso impediu eu add várias músicas na playlist do Spotfy
CAra, conheci o Léo da mesma forma que você, por acaso. O cara é foda, desde ontem que não paro de assistir seus vídeos, produções simples e geniais, mui criativo o viking. Show.
Richard disse…
Faço minhas as suas palavras. Também conheci o trabalho do cara há poucos dias e não consigo parar de ver. Ele é muito bom! Curto muito rock e divertidamente é melhor ainda.
danyemerson disse…
Talento..Vc tem ou não tem...Esse cara tem! Muito bom o trabalho dele!
Criaturadomundo disse…
Acho que a maioria aqui o conheceu por acaso ou indicação de alguém que já o tinha ouvido/assistido. Um cara que torna "Despacito" em algo minimamente aproveitável e audível, merece todo o meu respeito e admiração. Covers impagáveis!!!
Valmir disse…
Sempre gostei de Metal, como sempre procurei versões de metal de outros estilos, acabei encontrando ele. E realmente o que eu imaginava numa música pop ele conseguiu deixar a versão desta música com muita técnica em vários instrumentos.
Eber Freitas disse…
Cara, é "thrash" metal, e não "trash" metal. "Thrash" é bater, espancar. O estilo musical não tem nada de "lixo".
julia disse…
O cara é PHODDA!!!
Unknown disse…
Que bosta... Tao foda o cara, mas nao faz musicas proprias, apenas regrava. E zua ainda! Se metal fosse pra ser Alegre, os músicos se pintavam tipo, Patati Patata... Talento é compor, criar, nao copiar...
Unknown disse…
Quer dizer que não existe músico bom se não for compositor? As orquestras estão cheias me músicos ruins, o cara toca 3 ou 4 instrumentos, mas não tem talento porquê não compõe, é isso mesmo?
O cara é P H O D A e ponto.