Tudo ao redor da torre de vígia

Os fãs de Hendrix que me poerdoem, mas eu vou viajar nessa versão com o U2. Talvez não seje exatamente melhor, visto que a competição é com o mestre supremo da guitarra, mas acho que a versão com o U2 de "All Along The Watchtower" me acertou de vez quando ouvi ela pela primeira vez. Na verdade eu não ouvi e sim vi ela pela primeira vez no maravilhoso filme/documentário "Rattle And Hum" (1988) e ver aquela banda jovem ao vivo tocando esse clássico do Bob Dylan pra uma multidão ensandecida me deu calafrios. Até hoje eu sinto quando ouço. Segue a letra:





All Along The Watchtower
(Dylan)

There must be some way out of here
Said the joker to the thief
There's too much confusion here
I can't get no relief
Businessmen they drink my wine
Plowmen dig my earth
None of them know along the line
What any of this is worth

No reason to get excited
The thief kindly spoke
There are many of us 'round here
That don't even get a joke
But you and I, we've been through that
And that is not our fate
So let us not talk falsely now
Because the hour is getting late

All along the watchtower
Princes kept the view
While horsemen came and went
Barefoot servants too

All I got is a red guitar
Three chords
And the truth

All I got is a red guitar
The rest is up to you

Vamos à andança...

Coitado do Dylan... As versões com Hendrix e com U2 brigam pelo favoritismo, enquanto a original ninguém se lembra. Mas o pior de tudo é que a versão original não é mesmo tão boa, como acontece com alguns dos outros sucessos de Dylan regravados por outros artistas. Mesmo eu não sendo nem um pouco fã do Dylan reconheço que pelo menos ótimo compositor ele é. Senão essa música não seria tão boa na voz do U2. Ela começa com aquele riff emocionante que vai crescendo e aqui com o U2 é somada às vozes da galera que teve a chance de assistir aquela apresentação ao ar livre e ver inclusive Bono Vox pichar a frase: "Rock'n'Roll pára o trânsito" na parede. Que show que deve ter sido hein? Eu adoro essas letras que trazem diálogos subjetivos, que nos fazem pensar um pouco. Aqui tudo se trata de uma conversa entre dois personagens interessantes: "Deve haver algum jeito de sair daqui, disse o coringa ao ladrão", nas ótimas primeiras frases. Depois há uma parte interessante dita, desta vez, pelo ladrão: "Há muitos aqui que dizem que a vida é apenas uma piada. Mas você e eu já passamos por tudo isso. E esse não é o nosso destino. Então tratemo-nos sem falsidade agora, por que já está ficando tarde". Mas o que eu mais admiro nessa versão é quando Bono grita com toda voz dos pulmões: "Tudo o que eu tenho é uma guitarra vermelha! 3 acordes! E a verdade! Tudo que eu tenho é uma guitarra vermelha. O resto é com vocês!" e ai a multidão vai à loucura acompanhada pelos gritos de Bono "Yeeeeahhh". Afinal, "enquanto cavaleiros e servos vêm e vão, os príncipes apenas mantém a vista na Torre de Vigia" ;)

Nunca ouviu?

Tudo que eu tenho é uma guitarra vermelha. O resto é com você. Escute:

Comentários

Marina Fernanda disse…
mas eu odeio bob dylan.. rs
Renato disse…
Boa escolha de música e intérprete. Acho boa a parte que o ladrão fala pro coringa: "Não há razões para ficar exitado, Tem muitos de nós por aqui que não ouvem nem uma piada", meio sarcástico.
Acho apenas que a versão com o mestre da guitarra é inalcansável por qualquer outro humano.

Abraço

Renato