Melhorando toda hora!

Como eu costumo dizer pros meus amigos beatlemaníacos: "Beatles sempre têm uma música certa pro momento que você está passando". Isso é bom pra quem precisa de música sempre, como eu. Mas a questão é que estou passando por uma fase muito boa, com ventos promissores logo depois de uma fase complicada. Por isso resolvi falar da "Getting Better", que em português quer dizer "Melhorando". É uma música que traz muitas energias positivas, uma história interessante, e um grande amigo meu, tão fanático pela banda quanto eu, considera está "A Melhor Música dos Beatles". Dá pra ver que não é uma música qualquer hein? Faz parte do mitológico "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band", de junho de 1967. Segue a letra:





Getting Better
(Lennon/McCartney)

It's getting better all the time
I used to get mad at my school
The teachers that taught me weren't cool
You're holding me down
Burning me round
filling me up with the rules

I've got to admit it's getting better
a little better all the time
I have to admit it's getting better
it's getting better since you've been mine

Me used to be angry young man
Me hiding me head in the sand
You gave me the word
I finally heard
I'm doing the best that I can

I've got to admit it's getting better
a little better all the time
I have to admit it's getting better
it's getting better since you've been mine
getting so much better all the time

It's getting better all the time
better, better, better
It's getting better all the time
better, better, better

I used to be cruel to my woman I beat her
and kept her apart from the things that she loved
Man, I was mean but I'm changing my scene
and I'm doing the best that I can

I've got to admit it's getting better
a little better all the time
Yes, admit it's getting better
it's getting better since you've been mine
getting so much better all the time

It's getting better all the time
better, better, better
It's getting better all the time
better, better, better
Getting so much better all the time

Vamos à andança...

A primeira frase, dita em coro pela banda, resume bem o que vamos sentir com essa música: "Melhorando toda hora". É isso. Ficando melhor sempre, toda hora, com otimismo e fé. A instumentação é tão boa quanto a letra, e começa numa nota simples repetitiva que acompanha a métrica perfeitamente. A bateria de Ringo domina em boas partes, mantendo o ritmo alegre, há palmas alegres também e o mais interessante com certeza são os vocais de apoio que, como os Beatles gostam de fazer, aparecem marcantes, agudos e em certos versos sobressaem o vocal principal, representado majestosamente por Paul McCartney. Ele canta de forma tão empolgante, parecendo que quer mesmo convencer a gente que sua vida mudou completamente, e pra melhor. Aliás que outro motivo seria tão forte pra inspirar uma canção tão boa? O que mais, além de saber que sua vida estava péssima, mas agora ela está em seu melhor momento? Como diz a letra no começo: "Eu costumava ficar louco na escola, meus professores não eram nada legais. Você me mantém no chão, me enche daquelas regras". Depois ele continua a triste descrição e conta como foi a boa transformação: "Eu costumava ser um jovem bravo, escondia minha cabeça na areia. Você me deu a palavra e eu finalmente ouvi. Estou fazendo o melhor que eu posso". A última estrofe é também interessante, onde o personagem reconhece seus erros e a mudança que está passando: "Eu era cruel com a minha mulher. Eu bati nela e mative ela longe das coisas que ela amava. Cara, eu era ruim, mas eu estou mudando essa cena, estou fazendo o melhor que eu posso". Entre as estrofes vêm o refrão maravilhoso: "Tenho que admitir que está melhorando. Está melhorando, toda hora! É, eu admito: está melhorando. Está melhorando desde que você é minha", neste momento, destaque pro forte backing que grita logo em seguida: "FICANDO MUITO MELHOR TODA HORA!" (no melhor sotaque inglês: 'getting bettah'). Tanto positivismo só poderia resultar em boa música, e é disso que devemos lembrar. As fases ruins passam, e as coisas melhoram, sempre. "Melhoram toda hora" ;)

Nunca ouviu?

Sua vida vai melhorar e muito agora. Escute:

Comentários