Fazenda da Maggie

Acho que não há época melhor pra postar sobre o Rage Against The Machine do que esses últimos dias. Estou meio estressado com o trabalho, por isso uma forma de descarregar a adrenalina exaltada é ouvindo o som desses caras e toda a raiva que eles trazem no nome e no som. Meu primo Renato gentilmente me emprestou esse CD excelente, "Renegades", de 2000 de onde tirei essa música. Segue a letra:





Maggie's Farm
(Dylan)

I ain't gonna work on Maggie's farm no more.
No, I ain't gonna work on Maggie's farm no more.
Well, I wake in the morning,
Fold my hands and pray for rain.
I got a head full of ideas
That are drivin' me insane.
It's a shame the way she makes me scrub the floor.
I ain't gonna work on Maggie's farm no more.

I ain't gonna work for Maggie's brother no more.
No, I ain't gonna work for Maggie's brother no more.
Well, he hands you a nickel,
He hands you a dime,
He asks you with a grin
If you're havin' a good time,
Then he fines you every time you slam the door.
I ain't gonna work for Maggie's brother no more.

I ain't gonna work for Maggie's pa no more.
No, I ain't gonna work for Maggie's pa no more.
Well, he puts his cigar
Out in your face just for kicks.
His bedroom window
It is made out of bricks.
The National Guard stands around his door.
Ah, I ain't gonna work for Maggie's pa no more.

I ain't gonna work for Maggie's ma no more.
No, I ain't gonna work for Maggie's ma no more.
Well, she talks to all the servants
About man and God and law.
Everybody says
She's the brains behind pa.
She's sixty-eight, but she says she's twenty-four.
I ain't gonna work for Maggie's ma no more.

I ain't gonna work on Maggie's farm no more.
No, I ain't gonna work on Maggie's farm no more.
Well, I try my best
To be just like I am,
But everybody wants you
To be just like them.
They sing while you slave and I just get bored.
I ain't gonna work on Maggie's farm no more.

Vamos à andança...

Depois quando eu falo que as músicas de Bob Dylan ficam melhores em outras bandas tem gente que duvida... Bom, mas o respeito ao cara pela letra continua. Mas aqui RATM adicionou o que sabe fazer melhor: guitarras pesadíssimas e destruidoras de Tom Morello, o baixo movido à pancadas e bateria martelada incansavelmente. Além disso entra o que mais traz cara pra essa banda que é o vocal único de Zach De La Rocha. Esse cara não simplesmente canta - ele declama, se envolve, se estressa, se revolta, emociona. Tudo isso sem desafinar nem 1 único segundo. Impossível ouvir e não sentir a adrenalina fluindo como a dele. Toda a ira aqui descarregada é por causa da Maggie que tem uma fazenda cheia de serviçais e uma família cheia de exploradores. É por isso que ele repete incansável: "Não vou trabalhar na fazenda da Maggie nunca mais" com destaque pros gritos permeados "NO MORE!". A instrumentação é impecável, bastante densa e em alguns momentos traz uma guitarra parecendo com uma sirene. O riff de Morello é poderoso e vai de perto acompanhado pelo baixo. No momento em que acaba a segunda estrofe e os riffs continuam é de arrepiar. Mas arrepia mais ainda quando a instrumentação para e De La Rocha fala: "Ain't gonna work... FOR MAGGIE'S BROTHER NO MORE!". Sensacional. Alto nível como eu costumo dizer. Além do irmão mercenário ("ele te multa cada vez que você bate a porta"), Maggie tem um pai "procurado pela Guarda Nacional" e uma mãe hipócrita que mesmo com toda exploração vive "falando sobre o homem, Deus e as leis". Aqui merece um destaque violento pra quanto mais o vocal sobe, mais a guitarra fica agressiva. Incrível a harmonia. Então vem a conclusão do sofrido narrador: "Bem, eu tento o meu melhor pra ser exatamente o que eu sou. Mas todo mundo quer que você seja igual eles. Eles cantam enquanto você é escravizado, e eu já estou farto disso". Apesar da letra ser de Dylan, ela tem uma característica que muito me atrai em bandas como Rage Against the Machine: a inquietação ou revolta em busca de mudanças ;)

Nunca ouviu?

Estou revoltado para que você também ouça. Escute:

Comentários

Renato disse…
Fala cara. Ótimo post.
Definitivamente essa é uma banda para se ouvir quando está revoltado, pra sair quebrando tudo!
Não sabia que a música era do Bob Dylan, mas com certeza o RATM deixou com a cara deles.

Abraço
Culpada! disse…
"Depois quando eu falo que as músicas de Bob Dylan ficam melhores em outras bandas tem gente que duvida..." ...é ..dúvido ..rsrs