Se eu precisasse de alguém

O começo da ascenção do Mestre George ao infinito

Em homenagem ao feriadão de Carnaval, nada melhor do que recuperar as energias com uma boa e viajante canção dos Beatles. Agora, você me pergunta que raio Beatles e Carnaval tem em comum. E a resposta é que, ao menos no Rio de Janeiro, a capital do Carnaval, há um bloco de rua voltado para os Beatlemaníacos. Lá, em meio à muito agito e aperto (sim, eu estava lá), hinos do quarteto foram transformados em samba para uma multidão de amantes da boa música e sedentos por uma bagunça carnavalesca. Mas fique tranquilo, a música que segue abaixo não é uma marchinha. Vamos viajar na canção original - saída diretamente de 1965, do disco "Rubber Soul" e da cabeça do gênio George Harrison. Segue a letra:




If I needed someone
(Harrison)

If I needed someone to love
You're the one that I'd be thinking of
If I needed someone

If I had some more time to spend
That I guess I'd be with you my friend
If I needed someone
Had you come some other day
Then it might not have been like this
But you see now I'm too much in love

Carve your number on my wall
And maybe you will get a call from me
If I needed someone
Ah, ah, ah, ah

If I had some more time to spend
That I guess I'd be with you my friend
If I needed someone
Had you come some other day
Then it might not have been like this
But you see now I'm too much in love

Carve your number on my wall
And maybe you will get a call from me
If I needed someone
Ah, ah

Vamos à andança...

Por volta de 1965, George Harrison começava a se interessar cada vez mais pela cultura hindu. Além da religião, o guitarrista começou a estudar música e filosofia. Traços do começo desse flerte começaram a aparecer no disco "Rubber Soul", sobretudo no uso da cítara na canção Norwegian Wood, de John Lennon. Mas ouvindo melhor If I Needed Someone - a principal participação de Harrison no álbum - é possível notar um espírito diferente dominando sua inspiração. É uma canção graciosa, cheia de energia e positividade. Do balanço marcante desde o primeiro segundo ao refrão cantado em coro igualmente por Harrison e Lennon, tudo emana luz nessa música. Sem dúvida, um dos pontos mais altos da carreira do mestre George. O principal destaque fica por conta dos acordes limpos e suaves, presentes desde os primeiros segundos e permeantes em cada verso. É um riff tão bom e tão simples que te faz querer passar horas ouvindo-o, sem dizer ou pensar em nada. Quase como meditar ouvindo ele. Seria uma iluminação com certeza... O outro ponto alto da obra é a letra, romântica e estóica na medida certa. "Se eu precisasse de alguém pra amar eu estaria pensando em você". É isso. Sem muito açúcar e não tão amarga. No ponto certo. Ele continua: "Se eu tivesse mais algum tempo pra gastar, creio que seria com você, minha amiga. Se eu precissase de alguém". Aqui a canção dá uma virada ótima, mais carregada: "Se você tivesse aparecido outro dia, talvez não tivesse sido assim. Mas agora você vê que estou muito apaixonado". À seguir entra o refrão, nas duas vozes afinadíssimas: "Deixe seu número na minha parede e talvez eu ligue pra você, se eu precisar de alguém". O ponto mais luminoso é quando une-se letra e som, no riff já citado, cada vez que termina o verso: "If I needed someone..." É perfeito. Simplesmente. Pra encerrar, vocalizações dos cantores vão baixando: "Ahhhh, ahhhh" até um acorde final. Ringo Starr também está ótimo na bateria, como sempre precisamente demarcada. Se eu precisasse de uma música perfeita, ouviria If I Needed Someone ;)

Nunca ouviu?

Se você precisar ouvir, aqui está. Escute:

Comentários