Até o fim do dia!

Música Carpe Diem

Muitas pessoas já ouviram falar em "Carpe Diem". A frase, originalmente citada pelo poeta Horácio representa uma filosofia de vida que encanta muitas pessoas. "Aproveite o Dia" é um sábio conselho. Como muitos desse tipo, por oferecerem tanta sabedoria em poucas letras, costumam ser negligenciados. Parece que nossos queridos Kinks souberam aproveitar a arte da felicidade, pois registraram em seu disco "The Kink Kontroversy", de 1965, uma canção que em muito tem a ver com a corrente iniciada por Horácio na Itália antiga. Segue a letra:




Till the end of the day
(Davies)

Baby, I feel good
From the moment I arise
Feel good from morning
Till the end of the day
Till the end of the day

Yeah, you and me
We live this life
From when we get up
Till we go sleep at night
You and me were free
We do as we please, yeah
From morning, till the end of the day
Till the end of the day

Yeah, I get up
And I see the sun up
And I feel good, yeah
'Cause my life has begun
You and me were free
We do as we please, yeah
From morning, till the end of the day
Till the end of the day

You and me were free
We do as we please, yeah
From morning, till the end of the day
Till the end of the day
Till the end of the day

Vamos à andança...

Aproveitar o dia pode parecer complexo, mas é simples. Não envolve nada além de sua percepção de vida. Não tem a ver com dinheiro, não tem a ver com status, não tem a ver com a sociedade. Cabe a você, e somente a você, aproveitar ou não seu dia. Adepto do Caminho do Guerreiro Pacífico, tomo a liberdade de substituir a expressão "Carpe Diem" por "Carpe Punctum", ou em nossa língua: "Aproveite o momento". Afinal, o dia é uma sucessão de momentos e cada um deles é único e especial, embora nossa percepção automatizada teime em nos dizer o contrário. Não existem momentos banais. Nem momentos ordinários. Logicamente, não existem dias corriqueiros. Cada dia é uma dádiva. É uma oportunidade única de fazer algo bom, de fazer o seu melhor. E um dia nunca se repetirá. Por mais que nossa rotina acostume nosso cérebro a achar os dias todos parecidos, ao tomarmos consciência de cada momento, percebemos que não há nenhuma manhã igual a outra - nem as tardes, nem as noites. Foi Fernando Pessoa quem disse: "Às vezes ouço o vento passar. E só de ouvir o vento passar já valeu a pena ter nascido". Esse poeta é um dos iluminados que teve a consciência de que cada momento vale a pena, inclusive os mais simples. Ao descobrir isso, praticamente nada irá abalar sua felicidade, pois ela será sólida como rocha. Os Kinks em plena década de 60 já sabiam disso. Deixaram uma pista pra gente em Till the End of The Day. A alegre canção abre com um riff poderoso de guitarra de Dave Davies que duela pelo destaque com o vocalista Ray Davies. Enquanto o irmão mais velho recita um verso, a guitarra se segura pra explodir logo em seguida. É um jogo rápido, delicioso. Ele diz: "Baby eu me sinto bem! Desde o momento em que eu acordo. Me sinto bem desde a manhã até o fim do dia". Não é demais observar que esse último verso, a chave-título da obra é acompanhada por backing vocals fantásticos, daqueles que só os Beatles e o Who faziam igual. Logo que a estrofe acaba a guitarra finalmente vence por alguns segundos e destila um riff violento, tão rápido e empolgante quanto You Really Got Me. Logo Davies conta o segredo de tanta alegria transbordante: "Você e eu somos livres, nós vivemos essa vida desde a hora em que acordamos até irmos dormir. Você e eu somos livres, nós fazemos o que quisermos, de manhã até o fim do dia". Ainda não pegou a dica? Mais à frente ele diz: "Sim, eu acordo e vejo o sol, então me sinto feliz, pois minha vida começou". A iluminação dos caras está em perceber a real beleza do momento. A alegria suprema que é simplesmente estar vivo - e consciente disso. Muitas vezes não nos damos conta, mas simplesmente viver é motivo de alegria. Saia um pouco da correria e relaxe, preste atenção no momento. Carpe Punctum! Sinta o vento bater, ouça pássaros cantarem, veja o sol e lembre-se de que você já é feliz e nada pode mudar isso. Problemas como contas atrasadas, raladas no carro ou chefes insuportáveis são revelados insignificantes perto dessas pequenas percepções. Ao se dar conta disso você entenderá os Kinks e cantará com toda empolgação possível, exatamente como eles: "Me sinto tão bem, desde manhã até o fim do dia!" ;)

Nunca ouviu?

Sinta-se bem agora. Escute:

Comentários