[ESPECIAL] À todos roqueiros

"Rock & Roll está aqui pra ficar"
(Neil Young)

Nunca um verso musical foi tão preciso em sua premedição como esta clássica do Neil Young. O rock está aqui pra ficar, não importa quantas décadas passem, quantas bandas acabem ou quantas críticas negativas ele receba. Desde o início de sua história, o Rock'n'Roll inspira milhares de pessoas por todo o mundo, independente de idade, raça, religião ou sexo. Ao longo dos anos muitas bandas novas apareceram pra fortalecer o som, enquanto outras se tornam lendas vivas ou mortas. Servindo de inspiração, trazendo alegria em momentos de descontração, trazendo força em momentos difíceis e, sobretudo, valorizando o amor de forma única, o Rock é quase uma filosofia de vida para muitos, incluindo este humilde andarilho que vos fala. Por isso, separei aqui algumas canções maravilhosas que têm em seu título ou refrão uma mensagem de agradecimento, força ou homenagem a esse som tão místico e viajante.


Angus Young sabe o que diz: "You can't stop rock and roll..."

Confira alguns dos verdadeiros Hinos ao bom e velho Rock And Roll ;)



1. AC/DC - Rock'n'Roll Dream
"I could be in a Rock'n'Roll dream"

Começando com o ACDC, banda que recentemente criou um momento especial e único na vida de muitos amantes do rock (infelizmente eu não estou nessa) com um show incrível no Brasil. O show fez parte da turnê do último álbum da banda, o fantástico "Black Ice", de 2009, de onde tirei essa canção fenomenal. Descrevendo um sonho com tubarões, águas profundas e mais um riff avassalador de Angus Young, Rock'n'Roll Dream é daquelas que te fazem literalmente sonhar e acordar feliz, com vontade de pegar uma estrada. Aliás, aproveite e ouça o "Black Ice" inteiro, é imperdível.

Ouvir, sonhar e viajar

2. Led Zeppelin - Rock'n'Roll
"It's been a very long time since I rock'n'roll..."

Quem não conhece essa provavelmente não é tão fã de rock assim. Essa lendária do Led Zeppelin, presente no icônico "Led IV", é tão famosa e tocada quanto a que acompanha o mesmo disco, a Stairway to Heaven. Além da famosa guitarra de Page e da bateria empolgante de Bonham, essa canção tem uma letra interessante, onde o narrador amargurado, sem amor e sem vontade busca redenção justamente no Rock, poderia ser em lugar melhor? Na voz de Robert Plant repetindo seus "Lonely, lonely, lonely, lonely, lonely time" fica ainda melhor.

Ouvir e viajar

3. Oasis - Rock'n'Roll Star
"Tonight I'm a Rock'n'Roll Star!"

De longe uma das mais empolgantes e inspiradoras do Oasis. Direto dos tempos auros dos irmãos Gallagher, essa faz parte do "Definitely Maybe", meu álbum preferido deles. O refrão diz assim: "Na minha mente, meus sonhos são reais, e você se preocupa com o que eu sinto, mas hoje a noite eu sou um astro do rock". Demais. Quem nunca sonhou ser um astro do rock? Mas a música é inteira boa, tem uma levada ótima, e versos em métrica perfeita. Além disso traz um final apoteótico, com uma real viagem nessa "noite do rock": muda toda a base, a bateria fica agressiva e Noel na guitarra conduz ao psicodélico. Liam repete incansável o lema: "É apenas rock and roll..."

Ouvir e viajar

4. Rainbow - Long Live Rock'n'Roll
"Let it live, let it live, let it live!"

Irônico como uma das bandas hard rock de menos atenção é a que traz a maior homenagem ao velho Rock. Assim como os guerreiros e lordes medievais saudavam seus respectivos reis com a frase "Vida longa ao rei", o Rainbow e seu líder-mestre medieval Richie Blackmore saudaram o rei Rock'n'Roll com a mesma glória. "Vida longa ao Rock and Roll". Tudo isso no gogó do mestre Ronnie James Dio, daquelas que ouve-se e a força de vontade se multiplica. Afinal, com o mais de 5 décadas de puro som, e sem o menor sinal de enfraquecimento, a vida longa do rock se deve à bandas como Rainbow ;)

Ouvir, saudar e viajar

5. Queen - We will Rock You

Outra gigante do rock. Dessa vez Queen criou aquele que seria possivelmente o mais aclamado e cantado hino ao rock do mundo. "We will rock you" é um título poderoso. Não, não estou falando da bateria monstruosa, nem do solo de guitarra, nem as aceleradas de Freddie Mercury. Estou falando dessa simples e potente frase: "We will rock you". É muito mais que "nós vamos te sacudir". Aqui o rock é usado maestralmente não somente como "balançar" mas sim como tudo que ele representa: "Nós vamos te balançar, te emocionar, te encorajar, te influenciar, te fazer subir!". Mais ou menos isso... Por isso que aquelas 3 notas repetitivas da bateria são tão mágicas.

Ouvir, balançar e viajar

6. Fernando Noronha - Rock'n'Roll Tonight
"Come on now girl, we're gonna rock and roll tonight"

Os brasileiros Fernando Noronha & Black Soul também enaltecem o Rock and Roll de forma única. Aqui ele é usado da melhor maneira: pra declarar seu amor pra uma garota. A animação na ótima voz de Noronha, a levada contagiante, e destaque pro teclado sensacional faz querer entrar na música pra assistir essa história de perto e torcer pro cara e a menina ficarem juntos. Ele é bom, olha só os versos: "O que você terá de mim? Você não terá nada além do meu verdadeiro amor. O que você terá agora, menina linda, é uma viagem pelos céus lá em cima". Afinal é isso que o rock proporciona, uma viagem incrível como forma de expressão dos sentimentos. Sensacional e direto de uma banda bluseira.

Ouvir e viajar

7. Twisted Sister - I Wanna Rock
"So if you ask me why i like the way i play, theres only one thing i can say to you..."

"I WANNA ROCK!!!" Sesacional. O que o Twisted Sister tinha de bizarro visualmente tinha de bom na pegada roqueira. Essa canção é o que exalta da forma mais clara possível o que se passa na cabeça de um roqueiro sedento por um bom som: "EU QUERO ROCK!". Simples e objetivo. Além disso a música tem uma levada excelente com uma guitarra bem pesada, um riff marcante e os ótimos backing vocals tão agressivos quanto o vocalista Dee Snider. Excelentes os versos: "Quando você me diz para parar de tocar só há uma coisa que eu posso te dizer: NÃO!" e pra fechar: "Não há mais nada que eu gostaria de fazer". Isso é puro amor ao rock...

Ouvir, gritar junto e viajar
[detalhe pra parte do video que diz "amazing guitar solo", haha]

8. Scorpions - Rock You Like a Hurricane
"The night is calling, I Have to go"

Na mesma linha do Queen, aqui vai uma do Scorpions, outros mestres do rock clássico. Scorpions é uma das bandas que eu tenho a honra de dizer que já vi ao vivo. Isso não é difícil aqui no Brasil, no fim das contas. Os alemães nos amam. Mas o fato é que pude eu mesmo ser "sacudido como um furacão" por eles, numa ótima analogia ao poder do "Rock". Não foi só ser sacudido. Foi viajar nas guitarras, sentir a bateria violenta, me emocionar e gritar com toda força esse refrão já clássico: "Here I Am! Rock you like a Hurricane!". Ótimo. Ouvi falar que eles voltam pra cá esse ano. Então quem não sentiu esse furacão do Rock'n'Roll ainda, aqui fica minha dica: não perca dessa vez, pois é a turnê de despedida da banda...

Ouvir e viajar

9. The Beatles - Rock'n'Roll Music
"Just let me hear some of that rock and roll music, any old way you choose it"

Não podia faltar uma dos meus caríssimos Beatles. Essa música, do "Beatles for Sale" é um dos covers sensacionais que o quarteto fez do mestre lendário da guitarra, Chucky Berry. Porém, os garotos criaram uma nova vida pra essa canção. Aceleraram um pouco, colocaram um piano criminoso, daqueles que só de ouvir sua mente vai pra um baile de rock antigo e começa a dançar. Preste atenção no final, logo após mais uma frase título, o pianinho invocado de fundo, ótimo. O vocal rasgado de John Lennon também é responsável por uma nova vibração positiva nessa música. Cada verso dele é revigorante. Nada como ouvir Beatles fazendo cover de Chuck Berry, coisa de nível sobre-humano...

Ouvir, dançar e viajar

10. Velhas Virgens - Minha vida é o Rock
"Eu só penso em rock'n'roll! Eu só transo rock'n'roll!"

Eles podem. Eles tem permissão para falar besteira a vontade. Permissão para falar sobre putaria e cerveja, como ninguém. Afinal os caras fazem um som de nível alto. Por muito tempo Velhas Virgens foi uma das poucas bandas nacionais que eu tinha um enorme respeito. A base bluseira deles é impecável. O instrumental, como fica claro nessa música, é fantástico. E a letra, como marca registrada deles, sem censura na língua e valorizando o rock. Essa música é, na verdade, uma das maiores declarações de amor ao rock que eu já ouvi. O que se passa é que o cara quer fugir de uma mulher que deseja se casar, e pra isso ele usa o argumento de que o amor da vida dele não poderia ser outro além do rock. Preste atenção nesses versos: "Mulher de músico é a música, e o meu amor é o rock'n'roll" e o refrão enérgico: "Eu só penso em Rock 'N' Roll, Eu só transo Rock 'N' Roll, eu só respiro Rock 'N' Roll, a minha vida é o Rock 'N' Roll" com direito a um coro animadíssimo fazendo os backings. Genial.

Ouvir e viajar

Propaganda que eles merecem: acesse o site!

É isso aí. Aqui estão apenas 10 das sensacionais e viajantes canções sobre rock'n'roll. Todas me fazem viajar e adorar mais ainda esse som. Espero que ocorra o mesmo com vocês ;)

Comentários

Tábata disse…
Adorei o especial Fe
ficou show de bola!

"I Wanna Rock, ROOOCKK!!!"
ADORO ESSA! HEHE
Anônimo disse…
Parabéns, foi um trabalho muito bom!
Renato disse…
Excelente lista e ótimas observações.
Viva o Rock'n'Roll!

Abraço