Sempre na Correria

Tem cara que manja. Tem cara que sabe tocar todos instrumentos necessários pra fazer uma banda de rock. Lenny Kravitz é um desses. Não contente, o cara tem um estilo bem característico de música, deveras agradável a diversos ouvidos, mesmo sem perder a base roqueira de suas músicas. Você pode até alegar que como um multi-instrumentista o cara pode não ser tão bom no vocal. Mas é um engano, como pude perceber nessa canção do "Mama Said", de 1991. Segue a letra:





Always on the Run
(Kravitz/Slash)

My mama said
That your life is a gift
And my mama said
There's much weight you will lift
And my mama said
Leave those bad boys alone
And my mama said
Be home before the dawn
And my mama said
You can be rich or poor
But my mama said
You can be big or small

But i'm always on the run

My mama said
That it's good to be truthful
But my mama said
Don't take more than a mouthful
And my mama said
That it's good to be natural
And my mama said
That it's good to be factual

But i'm always on the run

My mama said
Baby don't ride that crazy horse
And my mama said
You must push with much force
And my mama said
Go get all that your after
And my mama said
That love's all that matters

But i'm always on the run

Vamos à andanaça...

O fato dele tocar vários intrumentos nessa música fica meio de lado. Afinal sabe quem toca guitarra com ele nessa? Sabe? Chuta? Um carinha aí, que toca só um pouquinho. Quase nada. Chamado Slash. É! Slash, o lendário guitarrista ex-Guns'n'Roses e genial criador de riffs imortais como Sweet Child O'mine. Ele é um dos motivos dessa música ser tão boa. Além do solo maravilhoso que ele faz após ser chamado por Kravitz, ele faz o riffzinho que fica "comendo solto" durante a música toda de fundo. Inspirador. Mas não vamos roubar a cena do Lenny Kravitz, afinal é dele o post de hoje. Só vamos agradece-lo por ter chamado o Slash pra participar. Agora voltando ao que eu disse ali em cima. Lenny Kravitz canta demais, e nessa música há um momento especial em que deixa isso claro. Primeiro ele começa a recitar os sábios conselhos de sua mãe: "Mamãe me disse: 'sua a vida é uma dádiva'. E mamãe me disse: 'há muito peso que você terá que suportar'. E mamãe me disse: 'não se meta com aqueles garotos maus'. Mamãe me disse: 'esteja em casa antes de amanhecer'. E mamãe me disse: 'você pode ser rico ou pobre'. Mas mamãe me disse: 'você pode ser grande ou pequeno'" lembrando que esses 2 últimos versos não dependem um do outro. Aí que está a dica valiosa da mãe. Até aqui nada de muito sobrenatural na voz do cantor, além do já famoso e sensacional grito de guerra: "And my mama saaaaaaaaaid". Porém quando entra no simples refrão o cara arregaça. Destrói mesmo. A música toda dá uma virada na base e ele lança o grito direto do interior: "BUT I'M ALWAYS ON THE RUUUUUUN" numa esgoelada aguda e afinadíssima, incrível. Me faz esperar para ouvir cada vez essa frase (em português: "mas estou sempre na correria"). Sério, posso contar nos dedos quando ouvi um grito esgoelado desses tão bom. Para citar três, lembro de uma dos Black Crowes (Horsehead), uma do Skid Row (Livin' on a Chain Gang) e uma dos Beatles na voz de Paul McCartney (Helter Skelter). Resumindo, coisa pra poucos. E Lenny entrou nesse seleto grupo com esse refrão tão poderoso. Já no final há um solo de trompetes, revigorante, tão poderoso quanto o refrão citado. E encerrando com os dois últimos e talvez, sim, os mais importantes dos conselhos de sua querida mãe: "Minha mãe me disse: vá buscar tudo o que você está atrás. E minha mãe me disse: que o amor é tudo o que importa". E não é mesmo? ;)

Nunca ouviu?

Mamãe me disse: ouça essa canção. Escute:

Comentários

Renato disse…
Tentei imitar o ALWAYS ON RUN, meus vizinhos acharam que eu tava infartando...

Abraço