É aqui que tenho que ficar

Hoje trago uma música de andarilho. Mas diferente dos clássicos andantes literais, esse é um dos andarilhos simbólicos, já que seu meio de locomoção é muito mais moderno do que os pobres e cansados pés dos caminhantes: esse aqui vai de avião! Essa música é do Steve Miller Band, numa de suas melhores performances, presente no álbum de 1977, "Book of Dreams". Segue a letra:





Jet Airliner
(Pena)

Leavin' home, out on the road
I've been down before
Ridin' along in this big ol' jet plane
I've been thinkin' about my home
But my love light seems so far away
And I feel like it's all been done
Somebody's tryin' to make me stay
You know I've got to be movin' on

Oh, Oh big ol' jet airliner
Don't carry me too far away
Oh, Oh big ol' jet airliner
Cause it's here that I've got to stay

Goodbye to all my friends at home
Goodbye to people I've trusted
I've got to go out and make my way
I might get rich you know I might get busted
But my heart keeps calling me backwards
As I get on the 707
Ridin' high I got tears in my eyes
You know you got to go through hell
Before you get to heaven

Big ol' jet airliner
Don't carry me too far away
Oh, Oh big ol' jet airliner
Cause it's here that I've got to stay

Touchin' down in New England town
Feel the heat comin' down
I've got to keep on keepin' on
You know the big wheel keeps on spinnin' around
And I'm goin' with some hesitation
You know that I can surely see
That I don't want to get caught up in any of that
Funky shit goin' down in the city

Big ol' jet airliner
Don't carry me too far away
Oh, Oh big ol' jet airliner
Cause it's here that I've got to stay

Oh, Oh big ol' jet airliner
Don't carry me too far away
Oh, Oh big ol' jet airliner
Cause it's here that I've got to stay
Yeah, yeah yeah, yeah

Big ol' jet airliner
Don't carry me too far away
Oh, Oh big ol' jet airliner
Cause it's here that I've got to stay

Oh, Oh big ol' jet airliner
Carry me to my home
Oh, Oh big ol' jet airliner
Cause it's there that I belong

Vamos à andança...

Quase com a mesma potência da turbina de um avião, essa canção já começa com um riff violento na guitarra. O riff é contagiante e emenda-se num solinho rápido permeado com outra guitarra que tem suas cordas dedilhadas suavemente. Então subtamente o riff volta sozinho e mais poderoso ainda apresentando a voz de Miller cantando essa história de um cliente VIP das linhas aéreas, que está sempre longe de casa e da sua amada. A música é inteira agrádavel de ouvir e te leva numa viagem longa de avião; parte disso graças ao riff já citado e à voz bacana de Steve Miller. Só pra começar: "Preciso seguir meu caminho. Posso ficar rico ou posso ser preso, mas meu coração continua me chamando de volta, assim que entro num 707. Voando alto, tenho lágrimas nos olhos. Você sabe que é preciso ir pro inferno antes de ir pro paraíso". Essa última frase imagigo que tenha o mesmo sentido dos ensinamentos que dizem que o sucesso só é alcançado com muito suor. Tudo isso é cantado de forma rápida e alegre, sem espaço pra muita reflexão, pois já emenda-se o contagiante refrão: "Oh, bom e velho jato, não me leve pra tão longe. Oh, bom e velho jato, pois é aqui que eu tenho que ficar". Um detalhe bacana é que logo que ele termina: "...i've got so stay" emenda-se de forma perfeita nesse "y" o riff fantástico que marca tanto essa música. A necessidade do narrador em viajar tanto não fica clara. Provavelmente é pelo trabalho, mas fica claro a vontade dele em ficar junto com as pessoas que gosta, por exemplo na primeira estrofe: "Voando nesse velho avião a jato, eu fico pensando na minha casa. Meu amor parece tão distante, mas sinto que o que era possível foi feito. Embora queiram que eu fique, você sabe que tenho que ir embora". Essas músicas de despedida são um pouco tristes, mas uma tristeza bacana de ouvir nesse ritmo tão bom criado por Steve Miller Band. Faz pensar que com certeza logo ele voltará e estará tudo bem ;)

Nunca ouviu?

Ouça durante uma viagem (como eu fiz da última vez). Escute:

Comentários

Gui disse…
CTZ Q É UMA DAS MELHORES DO MILLER! ABS CARA!