Dinheiro (é o que eu quero!)

Minha mãe outro dia me perguntou se eu não ouvia mais Beatles. Embora eu ainda escute ao menos um CD por dia, devo admitir que faz tempo que não viajo ou escrevo sobre eles. As mães sempre acertam... tsc! Pra compensar trago hoje uma canção Lado B com uma letra deveras engraçada de um álbum pouco conhecido - o "With The Beatles" de 1963. Segue a letra:




Money
(Bradford/Gordy)

The best things in life are free
But you can keep them for the birds and bees
Now give me money
That's what I want
That's what I want, yeah
That's what I want

You're lovin' gives me a thrill
But you're lovin' don't pay my bills
Now give me money
That's what I want
That's what I want, yeah
That's what I want

Money don't get everything it's true
What it don't get, I can't use
Now give me money
That's what I want
That's what I want, yeah
That's what I want, wah

Money don't get everything it's true
What it don't get, I can't use
Now give me money
That's what I want
That's what I want, yeah
That's what I want

Well now give me money
Ow, money
Wow, yeah, I wanna be free
Oh I want money
That's what I want
That's what I want, well
Now give me money
ow, money
Wow, yeah, you need money
now, give me money
That's what I want, yeah
that's what I want, yeah

Vamos à andança...

Dinheiro! Grana! Bufunfa, trocado, money, puto, tostão, plata - quem não quer? Todos, tenho certeza. Os Beatles também - ao menos nessa versão de Money, de Barret Strong. Digo isso, pois um tempo depois os garotos de Liverpool gravaram Can't Buy Me Love, cuja letra fazia alusão ao amor verdadeiro que independe de dinheiro. Mas em 63 ainda estava para começar a beatlemania e eles tinham o direito de serem ambiciosos. Essa canção começa com um riff de piano muito inspirador. O pianinho vai subindo e subindo, e depois, acompanhado do baixo e da bateria apresenta John, com pura ganancia na voz: "As melhores coisas da vida são de graça. Mas você pode deixa-las para os pássaros e abelhas. Agora me dê dinheiro! É o que eu quero!". Há muito o que falar sobre a instrumentação nesse curto trecho. Pra começar os backing vocals de George e Paul são humilhantes, quase gritando, implorando: "That's... What I Want!". A virada quando John diz "Give me moo-oo-ooo-ney!" é ótima e o riff volta a acompanhar de fundo. Sensacional. Depois da estrofe a música da uma freada comandada pelo piano e pela bateria de Ringo, em pancadas. John continua, na melhor frase da música: "Seu amor me dá muita emoção. Mas seu amor não paga minhas contas. Agora me dê dinheiro que é o que eu quero!". Haha... Muito bom. A instrumentação de novo dá um show até que John manda mais uma pérola: "Dinheiro não compra tudo, é verdade... O que ele não compra eu não posso usar. Agora me dê dinheiro". Nessa hora já estamos acostumados e já gritamos com eles o famoso: "THAT'S what I want! THAT'S what I Want!". Depois pra encerrar com chave de platina e safira o riff de piano volta pra mais um trechinho viajante acompanhado das vocalizações dos Beatles. Sensacional, não me canso de ouvir. E pensar que um dia já achei o "With The Beatles" o álbum mais fraco deles... Só por Money esse disco já vale um lugar entre os melhores da prateleira ;)

PS: No episódio "Meet the Beat-Alls" das Meninas Super-Poderosas, todo cheio de referências aos Beatles, quando o Macaco-Louco vai assaltar um banco ele diz: "NOW GIVE ME MONEY, THAT'S WHAT I WANT!"

Nunca ouviu?

Ouça agora e te trará boa sorte e fortuna. Escute:

Comentários

Raquel disse…
oi....
Gostei mto do post de Beatles...
apesar de achar With um álbum +/-...

PS:O blog todo é mto bom!!!
eu já acompanho a tempos e mas é a primeira vez que eu comento...

bjs
Andarilho disse…
Obrigado pelo comentário Raquel! Fico feliz que acompanhe o blog ;)
Bjs!!