[ESPECIAL] À todos andarilhos

Existem andarilhos no sentido literal da palavra, que andam longos trechos a pé pra lá e pra cá ao melhor estilo medieval de viagem, mas também existem andarilhos no sentido filosófico da coisa. São aqueles que tem a mente ativa, sempre em busca de algo, sempre caminhando, ou como é costume dizer nesse blog: "sempre viajando". Além disso existe o andarilho metafórico, que apesar de estar sempre indo e vindo em suas aventuras pessoais, não faz isso necessariamente com uso dos seus pés, mas sim de uma bicicleta, moto, carro ou ônibus na estrada. Na verdade o espírito de todos esses é o mesmo e como eu tenho um pouco desse espírito resolvi fazer uma pequena homenagem à todos os andarilhos e andarilhas que eu conheci nessa vida - e olha que não foram poucos - alguns dos quais eu já tive a imensa honra de fazer companhia numa longa caminhada ;)

Preparei este post especialmente a essa gente apreciadora das boas caminhadas e viajadas da vida. Separei aqui algumas das melhores canções que têm em sua letra algum verso poético sobre a arte de caminhar, seguir em frente ou simplesmente vagar à procura de respostas ou algum sentido nas coisas. Segue a lista:


Na foto, Johnny Cash representando bem a classe



1. Whitesnake - Here I Go Again
"Like a drifter I was born to walk alone"

Começando com essa pois ela já até foi postada e comentada aqui. Sua excelente e poética letra fala de um jovem caminhante à procura de respostas para o amor. No seu maravilhoso refrão diz: "Aqui vou eu novamente, pela única rua que eu realmente conheço. Como um cigano eu nasci para caminhar sozinho. Porque eu sei o que significa caminhar sozinho na solitária rua dos sonhos". Destaque para a guitarra e bateria que aceleram a música de forma indescritível. Só ouvindo mesmo.

Ouvir, ler e viajar

2. Led Zeppelin - The Rover
"If we could just join hands..."

O título já diz tudo: "O vagabundo" ou talvez mais adequado com a letra "O pirata". Não só por isso, mas também pela letra, pelo riffzinho incrível e solo inspirador essa é uma das minhas preferidas do Led. Fala de um corsário cuja "amante está deitada do outro lado do globo" e que apesar dele "ter visto os sete mares" e ter "atravessado o planeta e visto os reis que governaram todos" tudo o que ele quer é expressado no singelo e profundo refrão: "Se apenas nós pudessemos dar as mãos..."

Ouvir e viajar

3. Beatles - Fixing a Hole
"I'm fixing a hole where the rain gets in, and stops my mind from wandering"

Uma excelente lado B dos Beatles, presente no icônico "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band". Essa música é tão interessante que a própria letra fala das viagens mentais que o narrador enfrenta, além, é claro, da goteira pingando que atrapalha tais viagens... Olha os versos iniciais: "Estou consertando um buraco, por onde a chuva entra, e impede minha mente de viajar. Onde isso vai parar?". Um detalhe é que o termo inglês que ele usa "wandering" é um dos que mais se aproxima da palavra "andarilho" em português. Tinham que ser os Beatles ;)

Ouvir e viajar

4. Jack Johnson - Walk Alone
"Everything he knows is to walk alone"

Essa aqui é um mistério. Até hoje não sei de onde saiu essa música, pois já ouvi todos os CDs do Jack e ela não está presente em nenhum... Deve ter sido um single perdido lançado à parte. Mas o que importa é que a canção, com as melhores características do Jack Johnson (e que lembra um pouco o hit Upside Down), fala de alguém que "tudo o que sabe fazer é andar sozinho e olhar pra dentro de si" e suas consequencias negativas na relação com uma garota. Triste, mas tem um violãozinho que só o havaiano pode propôr.

Ouvir e viajar

5. Johnny Cash - The Wanderer
"Yeah I went with nothing, nothing but the thought of you"

Johnny Cash gravou uma canção com participação especial do U2 que ilustra um pouco do que ele próprio era: um andarilho. E como todo bom andarilho ele busca algo. Porém essa busca de Cash é muito mais profunda do que imaginamos. Enquanto ele repetidamente diz "saí vagando sem pensar em nada além de você" ele passa por cenários e situações conflituosas envolvendo mente, religião e, é claro, o amor. Só pra ter uma idéia: "Saí vagando com uma bíblia e uma arma"... Ah, e com direito aos backings emocionantes, famosos do U2.

Ouvir e viajar

6. Green Day - Boulevard of Broken Dreams
"My shadow's the only that walks bedise me"

Talvez uma das últimas excelentes do Green Day, antes deles entrarem nessa nova fase visualmente duvidosa. Há uma leve semelhança com a canção do Whitesnake na letra, com uso das analogias à uma rua: "eu ando nessa solitária rua, a única que eu realmente conheço", mas a construção instrumental é completamente diferente e realmente muito boa. Aqui o andarilho que "sempre anda sozinho" e "acompanhado unicamente de sua própria sombra" percorre a "avenida dos sonhos despedaçados" até que alguém o encontre, mas enquanto isso não acontece ele "andará sozinho". Sucesso total.

Ouvir e viajar

7. Creedence - Travelin' Band
"I wanna move, playin' in a travelin' band"

Melhor do que andar sozinho é andar acompanhado de um ou mais amigos. Esse rock'n'roll empolgado do Creedence é assim: não fala sobre um andarilho especificamente, mas sim sobre um grupo de caminhantes, cujo diferencial é que eles formam uma banda viajante. A voz sempre impagável de John Fogerty ilustra a emoção e aventuras de alguém que participa de uma "banda itinerante voando sobre a terra" atrás de aplausos, alegria e shows. Eu queria participar de uma banda itinerante...

Ouvir e viajar

8. Deep Purple - Perfect Strangers
"A thousand warriors I have know that laughing as the spirits appear"

A minha suprema preferida do Purple. Essa música é mística e incrível. Um dos pontos mais altos do rock'n'roll mundial. É um show que vai de teclado distorcido à bateria destruidora e - como não podia deixar de observar - um solo do Blackmore. Mas o legal mesmo aqui é a letra, narrada em primeira pessoa por alguém como sendo um mago Gandalf ou Merlin, que já caminhou por toda a terra, "conheceu milhares de guerreiros" e "atravessou sua vida voando". Tudo isso numa emoção declamada por Ian Gilan. É de causar arrepios.

Ouvir e viajar

9. U2 - I Still Haven't Found What I'm Looking For
"Oh yes, I'm still running..."

"Escalei as montanhas mais altas, corri através dos campos, só para estar com você. Mas ainda não achei o que estou procurando". Talvez uma das mais bonitas do U2, e foi uma das minhas preferidas deles por muitos anos, por que será né? Aqui a busca desse andarilho é declarada: o amor. Apesar de todos seus esforços ele não conclui a busca. Mas como todo bom caminhante, continuará procurando. Keep Walking ;)

Ouvir e viajar

10. Fernando Noronha & Black Soul - On The Road
"I feel so good everytime my baby cry"

Outra versão de andarilho - na qual eu também estou me transformando um pouco - é o andarilho das estradas. Não no sentido literal, mas dessa vez sobre rodas e motor. É assim que Noronha ilustra essa excelente música falando em como ele vai "tocando seu blues de cidade em cidade, dia e noite". Afinal "a estrada é sua casa e a banda sua família" e também o complexo verso "Eu tento me afastar dos meus demônios, mas não é fácil quando você vive na estrada". Inspirador pra sair por aí, de cidade em cidade, como eu bem fiz nesses últimos tempos ;)

Ouvir e viajar

Espero que tenham gostado e eu espero que o Fernando Pessoa não fique chateado com essa versão andarilha de sua famosa frase:

"Andar é preciso, viver não é preciso"

;)

Comentários

Marina Fernanda disse…
Esse post foi particularmente incrível.. amei!!! :D

But I´m still haven´t found what i´m looking for... and here I go again on my own.. hehehe
Tábata disse…
Adorei o post! sua seleção de músicas foi fantástica!... além de fazer eu conhecer um pouquinho mais de você, da sua essência ^^