Sorte esgotada?

Outro dia trocando de canal de madrugada, dei sorte e me deparei com um show do Red Hot Chili Peppers passando na MTV. Não contente, era um dos meus shows preferidos deles, o "Live In Alcatraz", turnê do último CD, o fabuloso "Stadium Arcadium". Palmas pra MTV, as vezes eles acertam. Mas a música que vou comentar agora foi lançada 2 anos antes, numa coletânea, a "Warner Greatests Hits" de 2003. Segue a letra:




Fortune Faded
(Kieds/Flea/Frusciante/Smith)

They say in chess, you gotta kill the queen
And then you mate it
Oh I, do you?
A funny thing, the king who gets himself assassinated
Hey now, every time I lose
Attitude

You took a town by storm
The mess you made was nominated
Oh I, do you?
Now put away your welcome, soon you'll find you've Overstayed it
Hey now, every time I lose
Altitude

So divine, hell of an elevator
All the while my fortune faded
Nevermind the consequences of the crime this time
My fortune faded

The medicated state of mind you find is overrated
Oh I, do you?
You saw it all come down and now
It's time to imitate it
Hey now, every time I lose
Altitude

So divine, hell of an elevator
All the while my fortune faded
Nevermind the consequences of the crime this time
My fortune faded

Come on God, do I seem bulletproof?

So divine, hell of an elevator
All the while my fortune faded
Nevermind the consequences of the crime this time
My fortune faded

So divine, hell of an elevator
All the while my fortune faded
Nevermind the consequences of the crime this time
My fortune faded

Vamos à andança...

Essa estratégia de lançar músicas inéditas como bônus em uma coletânea tem seu lado bom e lado ruim. O bom é que acabamos conhecendo essas faixas novas e o ruim é que as ouvimos pouco (por ser uma coletânea). Sempre que eu me lembro das duas canções desse disco - Fortune Faded e Save The Population - bate aquele sentimento de: "Puuuuts, músicas tão boas esquecidas ali". Fortune Faded é excelente. Inspiradora, eu diria. Começa com um riff vigoroso de John Frusciante, naquela distorção marcante, tão usada nos últimos trabalhos. Esse riff traz uma energia boa cada vez que aparece permeando os versos. O refrão serve de complemento pro riff e traz uma energia igualmente poderosa e muito boa. É um refrão para ser cantado junto, assim como faz o backing também característico de Frusciante em voz bem fina. No final Chad Smith dá uma aula de bateria, conduzindo a levada. Ele pára por ínfimos segundos, depois acelera e mais adiante prepara de forma única o clímax que será o último refrão. Detalhe também pras três pancadas violentas que ele dá precisamente quando Anthony Kieds diz: "My fortune faded" ("Minha sorte se esgotou"). Sobre o baixo não há nem muito o que falar. Tudo que o Flea faz com o baixo fica excepcional e aqui não há exceção. Resumindo: é o tipo de música que precisa ser ouvida diante de um desafio muito difícil. E o que acontece quando você a ouve numa situação dessas é olhar pra dificuldade e dar risada de sua impotência. "Rir da cara do perigo". Nada pode te deter ouvindo Fortune Faded. Por mais que a letra ironicamente diga que a "sorte acabou", nossa sorte volta assim que damos o play aqui ;)

Nunca ouviu?

Então sim você não teve sorte ainda. Chegou a hora. Escute:

Comentários

nanasparks disse…
Bah... Que nostalgia boa que eu tive aqui agora! "Fortune Faded" é uma das minhas favoritas do RHCP. Aliás, essa música tem um alto valor simbólico pra mim, pois foi a partir dela que eu comecei a me interessar pela banda e entrar de cabeça nesse mundinho do 'roquenrou'. Minha ~rebeldia adolescente~ já dava seus primeiros passos naquela época e esta música caiu como uma luva pra ocasião (haha). Enchi tanto o saco dos meus pais que no natal de 2003 eu acabei ganhando o 'Greatest Hits' e foi um dos CDs que eu mais ouvi na minha vida até hoje (tanto que a maioria das música nem roda mais). Bons tempos.
Felipe Andarilho disse…
Meu, conheci essa música no Greatests Hit que foi um dos meus primeiros discos do RHCP. Pirei. Pra mim é uma das melhores músicas deles e quem torce o nariz dizendo que os caras mudaram muito a sonoridade tinham que ouvir isso aí e chorar. Obrigado pela nova visita. Beijao!