Acho que vou dar uma caminhada

Já tem uns mêses que eu estou viajando nessa "andança" dos Red Hot Chili Peppers. É uma andança, literalmente, como o próprio título sugere - o que é sensacional. E além do título ótimo, do balanço incrível, essa canção tem ainda uma letra interesssante, falando justamente do ato de passear por aí. Faz parte do "One Hot Minute", de 1995. Segue a letra:




Walkbout
(Kieds/Navarro/Flea/Smith)

I think I'll go on a walkabout
And find out what it's all bout
Just me and my own two feet
In the heat I've got myself to meet
A detective of perspective
I need to try to get a bigger eye - open wide
Bloodwood flowers in my gaze
Walkabout in a sunny day - do me now
On a walkabout

You could do it in the city
You could do it in a zone
You could do it in a desert
You could do the unknown
On a walkbout

High desert skies are what I spy
So fly - you've got to wonder why
The stingrays must be fat this year
Moving slow in my lowest gear
The digirido original man with a dream
I believe the Aborigene
On a walkabout

You could do it with a shuffle
You could do it with a stroll
You could do it with a stride
You could do it all alone
On a walkbout

I've been sitting far too long
At home - I've got to get along
A walk could cure most all my
Care feet or in my two shoes blues
Bloodwood flowers in my gaze
Walkabout in a sunny daze
On a walkabout

I think I'll go on a walkabout
Find out what it's all about
Just me and my own two feet
In the heat I got myself to meet
Use your legs to rock it wide
Take a ride to the other side

Vamos à andança...

Essa música me lembra muito futebol. Não sei por quê, mas o balanço leve e gostoso da instrumentação me lembra uma boa pelada com os amigos. Mais do que isso, me lembra telas de treino em jogos de futebol de video-game. Não sou fã de futebol, muito menos de video-game de futebol, mas há de se convir que as músicas selecionadas para telas de treinamento são as melhores. Parece que eles criam uma música calma, viajante, pra acompanhar aquele momento único entre jogador e bola, apenas. Só os dois no campo fazendo o que sabem com prazer. É o mesmo aqui em Walkbout, porém trocando o futebol pela caminhada. Só o andarilho e a estrada. Experimente: uma boa e suave caminhada à tarde ouvindo esse arranjo que tem como base o baixo, sempre fenomenal, de Flea, e uma guitarrinha esperta de Dave Navarro, fazendo uma participação mais que especial nesse álbum. O baixo mantém acordes agradáveis enquando a guitarra faz uma distorção de leve ao fundo. Eles apresentam Anthony Kieds em sua melhor forma. O vocalista entra sussegado, cantando sem grandes pretensões, mas com calma e com classe. Maroto, ele começa: "Acho que vou dar uma volta por aí, e descobrir o que se passa. Apenas eu e meus dois pés, na excitação, eu tenho que me encontrar. Flores em meu olhar, uma caminhada num dia ensolarado..." Sensacional. No refrão há uma paradinha e então Kieds continua, acompanhado dos já conhecidos e excelentes baixo e guitarra: "Você poderia fazer na cidade, você poderia fazer na zona, você poderia fazer no deserto, você pode fazer no desconhecido. Uma andança". Isso é a mais pura e valiosa verdade. Você pode caminhar por aí pra pensar na vida em qualquer lugar. Assim como essa música agradável a caminhada será produtiva e te fará pensar em muitas coisas boas da vida. Entra também uma virada na música e um riff de guitarra mais acelerado para dar um contraste com o resto. Mas é por pouco tempo, pois logo volta Kieds e a base tão querida. Após o solinho em igual distorção da guitarra durante a música toda, a andança continua, sempre suave e viajante e em certo momento acompanhada com maestria por uma cuíca (!). Ta aí outra evidência da qualidade de Red Hot. Quando os caras manjam, podem fazer o que quiserem com a instrumentação, como colocar uma cuíca - e o resultado será fantástico. A verdade é que quando ouve-se essa música sempre queremos que essa base agradável continue. E ele vai continuando de leve até mais uma estrofe excelente: "Fiquei sentado por muito tempo em casa. Uma caminhada poderia curar as necessidades dos meus pés e dos meus sapatos azuis. Flores em minha visão, uma andança num dia ensolarado. Uma caminhada..." É revigorante cada rápido "On a walkbout". Tanto que vou eu mesmo dar uma volta por aí pra comemorar ;)

PS: "Walkabout" é o nome de um ritual do povo aborígene da Austrália, no qual os jovens passam um bom período isolados do grupo. "Só eu e meus dois pés. No calor eu encontro a mim mesmo", como diria o Red Hot ;)

Nunca ouviu?

Essa é a legítima andança - do começo ao fim. Escute:

Comentários