[ESPECIAL] À todos os irmãos

A Irmandade do Rock

Que a maioria das bandas de Rock and Roll é composta essencialmente por amigos todo mundo sabe. São diversas as histórias que alguns grupos trazem envolvendo a relação de colegas de trabalho de que se tornaram verdadeiros camaradas. Porém, indo mais fundo ainda, existem algumas bandas em que os integrantes são mais que amigos, são brothers, literalmente. Conheça aqui algumas das principais bandas que foram formadas ainda dentro de casa, por irmãos apaixonados pela música.

1. ACDC

A banda australiana formada pelos Irmãos Young é certamente uma das mais bem sucedidas da história do rock. Entretanto aqui é aquele tipo de relação em que um irmão sobrepõe o outro. Angus Young, curiosamente o caçula, dotado de maior virtuosidade, é quem atrai todos os holofotes, máquinas fotográficas e capas de discos. Malcolm Young, também exímio guitarrista, prefere ficar com a guitarra base, mais discreto enquanto seu irmão pula, tira a camisa, sacode o palco, caí no chão e faz muitos, mas muitos solos incríveis. Confira Shoot to Thrill, do disco "Back in Black":




2. Oasis

Essa é a mais clássica relação entre irmãos. Briga, amizade, discussão, reconciliação, xingamentos, elogios foram uma constante na banda de Liam e Noel Gallagher. O resultado? Muita música boa e muita polêmica. Um exemplo do primeiro ponto fica com a canção Acquiesce, na qual, os irmãos mostram o respeito um pelo outro, fazendo um dueto alucinante que diz: "Pois precisamos um do outro. Nós acreditamos um no outro. E eu sei que vamos descobrir o que está dormente em nossas almas". Agora o exemplo do lado Negro fica quando o vocalista Liam alegou problemas na garganta e por isso não participou da gravação do acústico MTV, largando Noel, sozinho pra tocar e cantar - o que pra muitos resultou num show ainda melhor do que esperado. Confira Acquiesce:



3. Black Crowes

Os Irmãos Rich e Chris Robinson são mais parecidos com os irmãos Young do ACDC. A diferença básica é que o vocalista, Chris, não costuma tocar guitarra, mas a presença de palco do showman é tamanha que torna os espetáculos únicos, enquanto o irmão Rich, se encarrega dos riffs e solos absolutamente ótimos. O bacana é que os dois são parecidos também fisicamente e a parceria trás canções imperdíveis sobre amor, amizade, estrada e viagens. Confira Remedy, do disco "Southern Harmony and Musical Companion":



4. Van Hallen


Van Hallen é mais que um exemplo de entrosamento entre irmãos. É um entrosamento em família. A inspiração veio do pai que era músico e ensinou os garotos a tocar piano. Após o enorme sucesso da banda de Eddie e Alex Van Hallen, mais um integrante da família entrou pro grupo: Wolfgang Van Hallen, filho de Eddie, que passou a assumir o baixo. Três gerações de amor à música, refletido em uma banda que dura até hoje mantendo em sua espinha dorsal a interação entre os irmãos Eddie e Alex na guitarra e bateria. Confira Ain't Talking About Love:



5. Heart

Essas são especiais demais. Além de uma das poucas bandas originadas por mulheres, essas ainda eram irmãs! Ann e Nancy Wilson, vocalista e guitarrista, respectivamente, formaram uma banda Hard Rock pesada, forte, romântica e cheia de energia pra deixar muito cabeludo-barbudo no chinelo. Cada riff de Nancy e cada agudo da irmã mais velha, Ann, é de causar arrepios e coloca-las no patamar das "Maiores Mulheres do Rock" atrás apenas de Janis Joplin. Vide Tall, Dark Handsome Stranger ou confira agora Never:



6. Creedence

A banda não foi necessariamente uma idéia dos irmãos John e Tom Fogerty, mas sim dos amigos John, Stu Cook e Doug Clifford. Tom entrou mais tarde, e como cantor, na verdade. Depois de firmarem John como vocalista e Tom como guitarrista a banda apenas viu sucesso. Decolou e não desceu mais, tendo, como dizem os gangsters: "parado no auge". É inegável que a alma da banda era John Fogerty, primoroso vocalista e primoroso compositor e primoroso guitarrista e tudo mais que houver de primoroso... Mas isso não agradou os amigos e nem o amor fraternal resistiu, levando Tom a deixar a banda e consequentemente ao fim da mesma. Confira Down on The Corner, do disco "Willy and the Poor Boys":



7. Lynyrd Skynyrd


A história do Lynyrd Skynyrd é marcada por um trágico acidente aéreo em outubro de 1977 em que boa parte dos integrantes morreu. Um deles foi o vocalista Ronnie Van Zant, conhecido por seu jeito caipira e despretencioso de cantar, característica forte e muito bacana do Lynyrd. Após o desastre, contra todas as espectativas, quem assumiu as rédeas foi o irmão, Johnny Van Zant, que reformulou a formação em 1987 e conseguiu trazer novo sucesso à lendária banda, além de lembrar e muito o jeitão do irmão mais velho de cantar. Foi literalmente a ressureição de uma banda. Confira Gimme Back My Bullets, do álbum de mesmo nome:



8. Kinks

Uma relação duradoura, digna de bons irmãos. Os irmãos Ray e Dave Davies mativeram a parceria pelos 32 anos de existência do grupo, criando suas canções positivas e emocionantes. A maioria das canções eram compostas por Ray, algumas ótimas por Dave, mas sempre com uma colaboração aqui e ali, como no caso da sensacional You Really Got Me que trouxe letra do irmão mais velho Ray e o riff destruidor do caçula Dave. Sensacional. Confira à canção-irmã dessa, All Day and All the Night:



Aqui estão algumas das maiores bandas que contaram com a parceria de irmãos em sua base. Seja na camaradagem na hora de compor, ou nas brigas de bastidores, o fato é que os irmãos do Rock fizeram história ;)

PS: Sei que existem muitas outras bandas de irmãos muito boas, como Beach Boys, Savatage e Radiohead, entretanto o conhecimento musical desse pobre andarilho sobre tais bandas não é suficiente (ainda) para descorrer sobre elas. Deixe um comentário sobre sua banda de irmãos favorita ;)

PS2: Um abraço à todos os irmão e principalmente o meu, Sr. Fábio, com o qual tenho uma amizade à lá Kinks.

PS3: Você reparou que Beatles não está na lista? Droga! Não consegui inseri-los dessa vez, mas que John, Paul, George e Ringo eram mais que irmãos, isso eram... ;)

Comentários

Anônimo disse…
Gostei da amizade a lá Kinks.

Vc é um grande irmão kra!!! Sempre poderá contar comigo!

E o blog tá show, como sempre!

Abs

Perazzão