[LADO AB] O que você está fazendo?

O virtuosismo que faz a cover e original competirem pra ver quem é melhor

Rush é uma das mais impecáveis bandas de rock, disso ninguém duvida. A carreira sólida da banda, formada por um trio altamente competente, já dura quase 40 anos. Um caso raro no mundo do rock em que o tempo não endureceu seus integrantes. Os caras continuam amigos e continuam tocando virtuosamente suas viajantes progressões, plenamente posicionados no patamar das Lendas do Rock. Já o Skid Row, chega tropeçando aos seus 20 e poucos anos de carreira, com uma história conturbada, cheia de brigas e trocas de integrantes, incluindo a do vocalista e frontman responsável pela fixação da banda como uma das melhores do Hard Rock do começo dos anos 90. O que duas histórias tão diferentes tem em comum? Descubra agora em LADO AB. Segue a letra:




What You're Doing
(Lee / Lifeson)

Well, I see you standin' there
with your finger in the air.
Everything we do, you wanna leave it up to you.

Who do you think you are?
You think you are a star?
Tryin' to run the town, always tryin' to put us down.

Well, you think that you're right,
You think you're out of sight.
Tell me something, mister, why'd you have to make us souptight?

Well, you say you've been tryin'.
You know that you're lyin'.
I think you need some groovin'; who do you think you're foolin'now?

Well, you better start changin',
Your life needs rearrangin'.
You better do some talkin', or you better do some walkin' now.

Yeah, you think that you're right.
You think you're out of sight.
Tell me something, mister, why'd you have to make us souptight?

I know what you're doing,
All that you been doin' wrong.
I don't know what you're feelin',
Oh, but you been feelin' long.

Well, you think that you're right.
Tell me something, mister, why'd you have to make us so uptight?

Vamos à andança...

Rush lançou seu primeiro disco em 1974. Auto-entitulado, o álbum trazia no repertório uma canção chamada What You're Doing, uma poderosa música de puro rock and roll, tocada com alto nível técnico. A música é inteira dominada por um riff de guitarra do grande Alex Lifeson tão bom e tão empolgante que se equipara a Heartbreaker do Led Zeppelin, ou Smoke on the Water do Deep Purple. É a obra-prima de riffs do Rush. Ao fundo, a bateria de Neil Peart destrói os pratos ao fundo, com pancadas vigorosas. O baixo de Gedy Lee conduz a viagem com a maestria precisa, formando um conjunto viajante e agressivo. Você ouve e não consegue ficar parado. É tanta energia nessas ondulações do riff que você não quer que ele pare. A letra se torna um mero detalhe nesse instrumental tão perfeito. Se há algo que não atinge esse nível na canção, é a voz de Gedy Lee, que apenas conduz a poesia de forma normal. Não é ruim, mas comparado ao resto da obra, fica um nível abaixo. É aí que entra o Skid Row. Conhecido pelo poder inigualável na voz de seu frontman, Sebastian Bach, a banda de Hard Rock lançou em 1992 um EP só de covers de bandas que os influenciaram, com algumas das gravações feitas ao vivo. Uma delas é a What You're Doing, do Rush. Naquela época, o Skid Row atingia seu ápice, com o lançamento de seu segundo disco, "Slave to the Grind", considerado por muitos como a obra-prima da banda e um dos melhores discos de rock da história. A chamada "formação clássica" da banda, composta por Bach nos vocais, Scotti Hill e Snake Sabo nas guitarras, Rachel Bolan no baixo e Rob Affuso na bateria, fez What You're Doing atingir um ápice nunca imaginado. O riff, tão poderoso continua agressivo e viajante, mas ganha um peso a mais na guitarra de Snake. Hill manda mais um de seus solos rápidos e inimitáveis e a Affuso solta suas pauladas destrutivas perfeitamente. O instrumental de ambas versões é impecável. O adicional fica por conta, é claro, de Sebastian Bach, que atinge seus agudos inacreditáveis, que força a guela e rasga a garganta de forma a dar ainda mais emoção da canção. A gravação do Skid Row foi ao vivo, provando que Bach era fenomenal "de verdade" e não só em estúdio como algumas pessoas suspeitavam. Destaque também para a produção do disco, que fez essa versão ao vivo ficar perfeita, sem o menor ruído ou falha em qualquer insturmento. What You're Doing é um dos raros casos em que alguém ousa fazer um cover de uma Gigante do Rock e consegue superar o material original ;)

Nunca ouviu?

O que você pensa que está fazendo? Escute:

[LADO A] A original altamente técnica do Rush, de 1974:



[LADO B] A cover violenta e impecável do Skid Row, de 1992:

Comentários

Anônimo disse…
Quem toca bateria no álbum Rush (1974)é o John Rutsey, e não o Neil Peart como você cita na seguinte passagem: "Ao fundo, a bateria de Neil Peart destrói os pratos ao fundo, com pancadas vigorosas."