Um homem simples

Conheci essa banda de um jeito engraçado quando passei por uma fase musicalmente country (confira a história abaixo). Sem querer descobri o Lynyrd Skynyrd. Na hora achei que era só mais uma banda com um hit bom e um nome estranho, mas aos poucos - graças em parte a Kiss FM - fui conhecendo novas músicas deles e descobri que essa banda não tem "um hit bom", mas sim "inúmeros hits sensacionais". Estou curtindo mais o som deles atualmente. Acho que amadureci para poder ouvir melhor agora. Essa faz parte do primeiro álbum deles: "Pronounced 'leh-nerd skin'-nerd" de 1973. Segue a letra:





Simple Man
(Rossington/Vanzard)

Mama told me when I was young
Come sit beside me, my only son
And listen closely to what I say.
And if you do this
It will help you some sunny day.

Take your time... Don't live too fast,
Troubles will come and they will pass.
Go find a woman and you'll find love,
And don't forget son,
There is someone up above.

And be a simple kind of man.
Be something you love and understand.
Be a simple kind of man.
Won't you do this for me son,
If you can?

Forget your lust for the rich man's gold
All that you need is in your soul,
And you can do this if you try.
All that I want for you my son,
Is to be satisfied.

And be a simple kind of man.
Be something you love and understand.
Be a simple kind of man.
Won't you do this for me son,
If you can?

Boy, don't you worry... you'll find yourself.
Follow you heart and nothing else.
And you can do this if you try.
All I want for you my son,
Is to be satisfied.

Vamos à andança...

Engraçado como a gente acaba conhecendo algumas bandas... Essa aqui foi de um jeito inusitado. Eu agradeço por isso, embora eu acabaria conhecendo ela depois de uma maneira ou de outra. Numa época da minha vida - mais precisamente na adolescência - eu senti uma vontade momentânea e desesperada de ouvir música country. De repente eu queria muito ouvir aquele sotaque caipira, os solos de violino e aquele ritmo contagiante. Mas por onde começar? Eu não conhecia nada daquele mundo (ironicamente meu primo Roberto e sua banda Red Fox, já faziam um som country sensacional sem eu saber) então cheguei num buscador de MP3 e digitei a única palavra que me resumia o universo country inteiro: "Alabama". Nesse instante eu conheci 2 bandas que me marcariam profundamente e possivelmente pelo resto da vida. A primeira foi a própria Alabama Country Band (comentarei mais sobre ela num próximo post), e a outra foi Lynard Skynard devido a sua ótima música "Sweet Home Alabama". Quanta sorte hein. O destino me presenteou em dobro por uma única palavra. Minha vida seria pelo menos um pouco diferente se eu não tivesse apertado "Enter" no campo de busca. Infelizmente conheci a "Simple Man" somente muitos anos depois e quando li a letra pela primeira vez senti arrepios. Essa letra merece ser descrita por completo, sabe por quê? Por que é um conselho de mãe, e quem no mundo seria negligente ao ponto de ignorar um conselho de mãe?

"Mamãe me disse quando eu era jovem, sente aqui comigo meu único filho. E ouça atentamente o que te digo. E se você ouvir, isso te ajudará num dia de sol". Não se emocione só com as palavras, ouça também a guitarra maravilhosa que acelera agora e despeja emoção. A sábia mãe continua: "Aproveite seu tempo, não viva tão rápido. Problemas virão, e eles passarão. Encontre uma mulher, e você encontrará também o amor. E não se esqueça filho, de alguém que está lá em cima". Aí entra o refrão numa voz emocionada e comovente sendo acompanhada pela aceleração da bateria e baixo: "E seja um tipo simples de homem. Seja algo que você ama e endende. Seja um homem simples. Você fará isso por mim filho, se você puder?". Quem recusaria um pedido de mãe? Ela prossegue: "Esqueça a luxúria do homem pelo ouro. Tudo que você precisa está em sua alma. E você pode fazer isto se tentar. Tudo o que quero para você meu filho é que você seja satisfeito". Na última estrofe ela acrescenta: "Não se preocupe, você encontrará a si mesmo. Siga apenas seu coração e nada mais. Você pode fazer isto se tentar. Tudo o que quero para você meu filho, é que você seja satisfeito". Há algo a acrescentar nessa música? Definitivamente não, ficou perfeita assim ;)
À todas as mães, inluindo a minha ;)

Nunca ouviu?

Um conselho de mãe seria que todos seus filhos ouvissem. Escute:

Comentários

Gui disse…
Muito bom o blog meu amigo, parabéns!
Renato disse…
Escrevo essas palavras enquanto estou ouvindo este som. Por mais triste que o ritmo pareça, me sinto feliz por ter nascido de uma mãe maravilhosa como a Dona Jussara. Ontem mesmo sentei-me ao lado dela, e disse: "Mãe, tenho um problema..." No mesmo instante ela parou o que estava fazendo para dar ouvidos a mim, achei incrível. Como às 11:00 hs da noite, depois de um dia intenso de trabalho, ela ainda tem paciência para ouvir problema dos outros?
Na verdade, não era um problema, creio que ela devia sentir que era uma perturbação a pessoa que será continuidade de sua vida neste mundo.
Na verdade, nós filhos nada mais somos do que a perpetuação da vida de nossos pais e avós na Terra.
Talvez por isso recebemos tamanho carinho da pessoa que nos carregou por quase um ano inteiro dentro de seu útero, que nos acomodou por tanto tempo em seu berço da vida.
Depois que nascemos, não é mais possível ficarmos permanentemente sob sua proteção, por isso, o cuidado e atenção antes recebido no útero da mãe, agora é feito através dos conselhos e ensinamentos de vida.
Esse pensamento é reforçado quando aos 23 anos de idade, ainda sou chamado de bebê pela minha mãe, ou quando um simples arranhão causa uma imensa preocupação a ela.
E tenho certeza que isso não vale apenas para mim. Jamais uma mulher traria a vida uma criança para maltratá-la.
Por isso ouça os conselhos de sua mãe, ela compartilhou o sangue que corre em você.
Alexandre disse…
Realmente uma música de ficar calado e somente escutar com atenção, como um conselho de mãe.

Parabéns Mr. Andarilho