Anel de Diamante

Outro dia estava eu conversando sobre música com meu amigo Felipe (Oasis) quando ele usou uma expressão que me chamou a atenção: "um dos meus CDs preferidos de toda história". Pensei um pouco no peso que carrega esse título tão imponente e quando fiquei com vontade de postar sobre mais uma dos Black Crowes - e no caso, mais uma do "By Your Side" - cheguei à conclusão que esse é um dos meus CDs preferidos de toda a história. E ter essa música tão especial no repertório é um dos motivos. Segue a letra:




Diamond Ring
(C. Robinson / R. Robinson)

Come on baby say my name
Well do you want to play a game
It feels so good it's almost pain
And every time is always the same

It could make a man insane
Well baby that's okay, that's okay

You're the reason I want to sing
You make me feel like a king
I love the sunshine that you bring
I think I'll buy you a diamond ring
A diamond ring
Baby baby say I do
And I'll spend my life with you

Baby lay down by my side
Baby don't you look divine
The way you smile should be a crime
You do it to me every time
It's a feeling that no one could deny
Baby tell me why
Tell me why

You're the reason I want to sing
You make me feel like a king
I love the sunshine that you bring
I think I'll buy you a diamond ring
A diamond ring
Baby baby say I do
And I'll spend my life with you

Vamos à andança...

Existe um livro de sucesso chamado "1001 Discos para ouvir antes de morrer" escrito por 90 críticos de música, no qual eles elegeram os discos mais importantes da história do rock'n'roll. É triste cortar o barato desses 90 caras diante de um trabalho tão bacana, mas um livro desse porte sem "By Your Side" dos Black Crowes, é um trabalho incompleto. Mais atenção da próxima vez, amigos ;)

Agora entenda o motivo:

Começa com acordes delicados e bonitos. Entra um tecladinho delicado e bonito. Então acordes e tecladinho bonitos se misturam e harmonizam de maneira indescrítivel. Apenas posso dizer que é uma das introduções mais bonitas que já ouvi numa canção. Mas não é nem de longe só por isso que essa música merece ser postada aqui. Além do instrumental impecável - com direito à um solinho de piano de arrepiar e uma bateria ecoante - e das backing vocals sensacionais, o que faz dessa uma maravilhosa obra-prima dos Black Crowes é a poesia. Sem frases ambíguas e sem nenhum único verso de incerteza, o que há aqui é uma autêntica e sincera declaração de amor - daquele amor quase irreal, tão perceptível na voz de Chris Robinson. Eles não usam o "Eu te amo" nunca. Eles não precisam disso, mas vão muito mais longe. Primeiro o que mais me chamou a atenção nessa música desde a primeiríssima vez que ouvi foi o refrão acompanhado de perto pelas backings. É surreal e diz assim: "Você é a razão por eu querer cantar. Você me faz me sentir um rei. Eu amo o sol que você me traz. Acho que vou te comprar um anel de diamante. Baby, diga que sim e eu passarei minha vida com você", com um destaque enorme pras vozes de apoio e principal de Chris dizendo juntas: "I'll think I'll buy you a diamond ring" e mais um "Diaaaamond Ring..." maestral do cantor. É um dos trabalhos vocais mais notáveis da história da música. E o que eles dizem é singelo e verdadeiro, assim como o bom sentimento que eu tenho ao ouvir e lembrar de uma pessoa mais que especial pra mim. Quando ele diz: "Você é a razão por eu querer cantar" eu viajo no quão profundo isso é vindo de uma banda que domina tão perfeitamente a arte da música - e entendo o que ele quer dizer. Da mesma forma penso no quão verdadeiro é o verso: "O seu sorriso deveria ser um crime" quando o sorriso em questão é realmente capaz de desarmar qualquer um. Uma razão pra cantar é valioso demais e um "sorriso criminoso" uma demosntração real de apreço. Aliás, essa estrofe toda é bonita demais: "Querida, deite do meu lado. Baby, você não parece divina? Seu sorriso deveria ser um crime e você faz isso comigo o tempo todo". Na sequência vem o verso que define tudo isso: "É um sentimento que não há como negar". E não é que ele tem razão? ;)

PS: Além disso, esse disco também conta com as já comentadas By Your Side e Only a Fool.

Nunca ouviu?

Baby baby, diga que já ouviu... Escute:

Comentários

Renato disse…
Cara, não tenho o que completar na análise perfeita que já fez da música.
Só tenho a concordar com você em cada palavra dita, e aproveitar pra ouvir mais dessa badna sensacional!

Abraço
Culpada! disse…
Haha como já te disse ..sou suspeita pra comentar ..só peço q vc sempre me deixe colocar essa música pra repetir ..over and over again..