[ESPECIAL] O Sol do Rock and Roll

Ele não é grande, ele não é lenda, ele não é mestre, ele é o SOL

No universo do rock existem muitos astros. Bandas Lendárias dividem o cenário com os Mestres e os Ícones andam lado a lado com os Reis. Cada um tem seu brilho próprio e sua história incrível e tudo isso serve pra compor o absolutamente complexo e gigantesco universo do rock. Mas nesse universo existe apenas UM SOL. E esse sol chama-se Ritchie Blackmore.




Richard Hugh Blackmore nasceu em 1945 na Inglaterra. Já aos 10 anos começou a dedilhar cordas de violão, iniciando assim a Profecia de que ele se tornaria o SOL do rock and roll. Em 1968 foi um dos fundadores do Deep Purple, e mais tarde, em 1975 fundou aquela que seria, de fato, sua própria banda, o Rainbow. Anos mais tarde, em 1997, criou um grupo de folk rock junto com sua esposa, o Blackmore's Night, firme e forte até hoje.

Os nomes envolvidos nesse círculo por onde passou O SOL Ritchie Blackmore é tão vasto que sua influência chega até mesmo aos mais longínquos cantos da galáxia. Abaixo você confere alguns dos motivos que tornam esse guitarrista o verdadeiro SOL do Rock!

Então siga as setas e encontre o caminho até o SOL ;)

Vamos à andança...
(clique para ler melhor)

Começando por onde ele mais atuou, o Hard Rock:


Agora vamos começar por uma linha mais light:


Que tal começar pelo Pop então?


Pra encerrar, uma referência longínqua:


Nunca ouviu Ritchie Blackmore?

Viaje em Smoke on the Water do Deep Purple
Viaje em Perfect Strangers do Deep Purple
Viaje em Stargazer do Rainbow
Viaje em Starstruck do Rainbow

E ouça a viajante guitarra do SOL em Lazy, do Deep Purple:

Comentários

Alan Borges disse…
Faaala Mestre!

Pô, sensacional a homenagem ao Deus Rá do Rock 'n' Roll. Isso sem falar que ele foi o primeiro a colocar escalas de música clássica no rock, influenciando direta ou indiretamente todas as bandas de metal melódico que existiram até hoje.

Sem contar com os artistas que trabalharam com ele ao longo dos anos, como Dio, Cozy Powell, Joe Lynn Turner, Ian Gillan, Jon Lord, Doogie White, Coverdale entre tantos outros.

Simplesmente "O Mestre"!!!

Parabéns pela matéria!
Abraços
Andarilho disse…
Muito bem observado mestre. O nome do cara está associado só aos mais feras da música, incluindo aí dois dos maiores vocalistas da história: Dio e Coverdale, sem falar nos outros guitarristas, mestres que nem ele, como Clapton, Jimmy Page, George Harrison, Tony Iommi, dentre milhares.

Salve Ritchie Rá Blackmore, o Sol!

Hahaha, abraços!
Cássio disse…
muito bom cara!
essa cara é Deus, melhor de todos